26/09/2011

Exapicor terá 600 animais e provas vão valer para ranking nacional

Hipismo clássico: uma das atrações da festa pelo aniversário de Resende

Exapicor terá 600 animais e provas vão valer para ranking nacional

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Além da linha de shows, programados para entreter as famílias de Resende com o mais variado estilo musical, a 44ª  Exapicor Família (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende), que este ano comemora também os dois séculos de história da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), mantém as características rurais do evento, realizado anualmente com o objetivo de garantir um espaço aos produtores rurais da cidade. A agropecuária é considerada uma das atividades principais da economia do Município.

Para este ano, a Comissão Organizadora da Exapicor, presidida pelo secretário municipal de Serviços Públicos, Marcial Correa, e da qual faz parte o vice-presidente do Sindicato Rural de Resende, Ivan Menandro, preparou diversos atrativos neste segmento, entre os quais se destacam as tradicionais mostras de animais equinos, bovinos, caprinos e gado nobre nos galpões de agronegócio. A Exapicor está sendo organizada pela Prefeitura em parceria com o Sindicato Rural.

Os animais começam a chegar ao Parque de Exposições Francisco Fortes Filho a partir desta segunda-feira, dia 26 de setembro, véspera da abertura da festa, que se inicia na terça-feira, dia 27, às 19 horas. No Pavilhão Pequenos Animais, o público poderá conferir a exposição de animais exóticos; exposição de plantas e flores de variadas espécies da flora brasileira. Também neste pavilhão acontecerá o clássico Torneio Leiteiro de Animais Caprinos; a exposição de animais caprinos; e o julgamento das raças caprinas.

No Pavilhão Gir Leiteiro acontecerá a 4º Exposição Regional de Gir Leiteiro. Aproximadamente, 300 animais estarão em exposição neste pavilhão, sendo que 25 concorrerão no Torneio Leiteiro da raça. Haverá ainda o julgamento da raça, em diversas categorias; exposição especializada da raça, valendo pelo ranking nacional e que contará pontos para o Campeonato Nacional.

Já no Pavilhão Girolando, 200 animais estarão em exposição e julgamento, durante a 4ª Exposição Interestadual Top Girolando, que vale pontos para o Campeonato Nacional da raça.

No Pavilhão Cavalo Árabe, por sua vez, o público poderá conferir a beleza e exuberância de 60 animais desta raça, que estarão em exposição e julgamento da raça durante a terceira etapa da Copa Brasil de Criadores, no 15º Agulhas Negras Show, que acontecem na sexta-feira, dia 30 de setembro, e no sábado, 01º de outubro. Na quinta-feira (29 de setembro), acontece a Prova de Hipismo Clássico da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), que reunirá 300 animais. Cinqüenta animais vão participar da Prova de Tambor e Baliza (domingo) no domingo, 02 de outubro.

- Para aqueles que buscam lazer de qualidade, com shows de primeira linha e toda uma infraestrutura montada para receber da criança ao idoso com segurança e conforto, a área rural da 44ª Exapicor é um espaço que não pode deixar de ser visitado - salientou o presidente da comissão organizadora, Marcial Correa.

Palavras chaves: VALORIZAÇÃO DO SEGMENTO RURAL