Resende

21° Min32º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

21/09/2010

EXAPICOR resgata agropecuária como atividade econômica de Resende

Cidade tem quase 500 propriedades rurais

EXAPICOR resgata agropecuária como atividade econômica de Resende

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Com o resgate da importância do segmento agropecuário na EXAPICOR (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende), iniciado a partir do ano passado, por determinação do prefeito José Rechuan (DEM), a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária espera incrementar o apoio aos produtores locais, proporcionando maior visibilidade às ações realizadas pela pasta, em parceria com a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), Sindicato Rural de Resende e  o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Criada no começo deste ano, por meio da reforma administrativa implantada pela Prefeitura, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária trabalha pela melhoria da produção local e a qualificação dos produtores rurais.

- Ao resgatarmos o perfil rural da maior festa popular da cidade, estamos mostrando aos nossos produtores o quanto eles são importantes para a economia do município. A EXAPICOR é um evento de renome estadual e até nacional, que atrai cada vez mais, produtores de toda a região e de outros estados interessados em expor aqui seus produtos e animais – comemorou o titular da pasta, José Antônio de Carvalho Pinto.

Segundo o secretário, Resende tem atualmente 465 propriedades rurais, sendo que 300 produzem leite. Já o rebanho bovino é formado por 45 mil cabeças de gado. A EXAPICOR representa não só uma oportunidade de expor os animais, mas também de gerar e fomentar novos negócios, melhorando dessa maneira o plantel do município, em que 80 por cento são formados por gado raça Girolando.

Quem passar pela exposição durante os seis dias do evento, entre sexta-feira, 24, e a quarta-feira da próxima semana, 29, vai poder conferir tudo o que a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município preparou para o evento. Entre as atrações programadas estão as seguintes: mini-fazenda de animais; exposição de animais peçonhentos do Instituto Vital Brasil, jacarés do papo amarelo, aves ornamentais e caipiras, canil, gatil, sem contar os shows sertanejos que estarão acontecendo diariamente, a partir das 16 horas, no palco 3, os rodeios e os torneios leiteiros.

- O trabalho da Prefeitura de Resende pelo setor da agropecuária é realizado de forma permanente. Em março deste ano, por exemplo, criamos a Feira Sertaneja (foto), que acontece todo terceiro domingo do mês, atraindo produtores não só de Resende, como de outros municípios. Isso sem contar outras ações importantes colocadas em prática a partir do ano passado em benefício do segmento, como os cursos de capacitação, a patrulha mecanizada em parceria com o Governo do Estado e a conservação permanente das estradas rurais – declarou José Antônio.

Palavras chaves: VALORIZAÇÃO
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados