21/09/2012

Exapicor: Prefeitura finaliza serviços no Parque de Exposições

Estruturas estão sendo montadas para abrigar praça de alimentação e palco principal

Exapicor: Prefeitura finaliza serviços no Parque de Exposições

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A previsão da comissão organizadora da 45ª Exapicor Família (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende) é de que a montagem da estrutura do evento seja concluída neste domingo, dia 23. No momento, mais de 100 homens trabalham na construção dos espaços e na limpeza do Parque de Exposições, local onde serão realizadas as comemorações dos 211 anos de Resende.

Segundo o presidente da comissão, Marcial Corrêa, 70% da estrutura está praticamente pronta. Na primeira etapa foram realizados os serviços de instalação da rede de abastecimento para expositores e comerciantes da praça de alimentação. Foi feita também uma revisão geral na parte elétrica, nos banheiros de alvenaria e foram executados serviços de limpeza na área externa do Parque.

- Os preparativos estão quase todos prontos. Nos últimos dias trabalhamos na montagem dos espaços e nos reparos necessários para garantir que os visitantes sejam recebidos com organização e segurança - informa o presidente da festa.

No geral, a estrutura da 45ª Exapicor será composta dos palcos um e dois, da Arena Cultural, Tenda da Terceira Idade e Espaço Cultural Resende, além de duas praças de alimentações cobertas que totalizarão 88 barracas. Para atender a demanda do público serão instalados ainda 120 banheiros químicos.

Os galpões dos setores de Indústria e Comércio abrigarão 143 estandes. Este ano, eles foram denominados Salão Resende (comércio), Salão Mix (fábricas e revendas) e Salão Vip (indústrias e patrocinadores). Do dia 25 a 28, os estandes ficarão abertos para visitação no horário das 16 horas à meia noite. Nos dias 29 e 30, das 10 horas da manhã à meia noite.

No setor agropecuário, as estruturas foram preparadas para abrigar as exposições de pequenos animais e de flores e plantas; torneio leiteiro e exposição de caprinos; exposição e julgamento da raça Girolando; exposição e julgamento do cavalo árabe; prova hípica da Academia Militar das Agulhas Negras; torneio leiteiro de bovinos e prova de tambor e baliza.

ESPAÇO CULTURAL RESENDE - A comissão organizadora divulgou esta semana a programação do Espaço Cultural Resende, que este ano abordará o tema "Do ciclo do café à atualidade". Nessa tenda serão expostas fotos e imagens sobre as produções de café, de cana, de leite e farmacêutica, pecuária, além da construção da Rodovia Presidente Dutra, da Academia Militar das Agulhas Negras e os avanços do pólo tecnológico automotivo. O espaço tem aproximadamente 400 metros quadrados e contará com diversas ferramentas e recursos tecnológicos, como TVs, telões e vídeos. O ambiente terá ainda decorações de época, distribuição de mudas de café e apresentação de esquetes.

Palavras chaves: EXAPICOR