19/09/2012

Caminhões só poderão entrar na cidade pelo Acesso Oeste

Exapicor: Prefeitura divulga esquema especial de trânsito e de segurança

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Com o objetivo de garantir a segurança do público da 45ª EXAPICOR Família (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende), a comissão organizadora do evento, formada pela Prefeitura, Sindicato Rural e Maiss Entretenimento, está preparando um esquema especial de trânsito, que será colocado em prática entre os dias 25 e 30 de setembro, período de realização da festa.

O trabalho vai contar com a participação de aproximadamente 150 agentes da Guarda Municipal, que estarão posicionados em pontos estratégicos da cidade, para orientar e fiscalizar o trânsito, além de monitorar a movimentação nas áreas internas e externas do Parque de Exposições.

Os locais que terão a presença de agentes e das viaturas são os cruzamentos das Avenidas Juscelino Kubitschek (entrada para a Itapuca) e General Afonseca (Alvorada) com a Avenida Coronel Mendes (Manejo); Avenida Marechal Castelo Branco (entrada da cidade); Acesso Oeste; entrada do estacionamento da Exapicor e em toda a área externa e interna da festa.

Além disso, o caminhão guincho estará posicionado próximo à Ponte Miguel Couto (Resende Shopping) para rebocar veículos com problemas mecânicos ou em acidentes, a fim de não prejudicar o trânsito.

De acordo com o plano montado pela corporação, o trajeto com destino ao Parque de Exposições deve seguir o fluxo normal de trânsito. A única exceção será em relação à passagem de caminhões, que deverão utilizar o Acesso Oeste e não a Avenida Marechal Castelo Branco, para entrar na cidade. O decreto vigorará de 24 a 30 de setembro e o horário determinado para a proibição será das 16 às 06 horas da manhã.

- Vamos atuar no trajeto que os motoristas percorrerão até o local do evento, em ambas as entradas. Como o volume de veículos nesses dias será muito grande, pedimos que os visitantes utilizem também o Acesso Oeste para evitar congestionamentos nos horários de maior movimento - ressalta o comandante da Guarda Municipal, Jances Alcântara.

Ainda sobre o trânsito, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito informou que realizará a partir desta quinta-feira, dia 20, serviços de revitalização na sinalização horizontal da Estrada Resende Riachuelo, na altura do Parque de Exposições. O objetivo é restaurar faixas de pedestres e eixos centrais.

Segurança - A comissão organizadora do evento informou que para este ano a segurança do evento foi reforçada e teve um aumento no efetivo em relação ao ano passado. Uma equipe de seguranças contratados pela organização da festa será responsável pelo trabalho de revistas na entrada do Parque de Exposições e pelo monitoramento das dependências internas. Além disso, policiais militares também vão atuar no sistema de segurança, com o auxílio de cães farejadores e cavalaria montada dentro do parque, na área externa e em bairros adjacentes. O trabalho será reforçado pela Polícia Civil, pelas câmeras de monitoramento em alta definição e torres de observação que serão instaladas no local.

Palavras chaves: EXAPICOR