21/09/2011

Exapicor: Guarda Municipal vai orientar motoristas já a partir da entrada de Resende

Esquema de segurança contará com 600 agentes

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Visando garantir a segurança do público da EXAPICOR (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende), que será realizada de 27 de setembro a 02 de outubro, a Comissão Organizadora do evento preparou um esquema especial de segurança e trânsito com a participação de aproximadamente 600 agentes para orientar o trânsito, realizar revistas e monitorar a movimentação dentro e fora do Parque de Exposições, local da festa em comemoração aos 210 anos de Resende e ao bicentenário da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras).

Uma equipe formada por aproximadamente 400 seguranças contratados será a responsável pelo trabalho de revistas na entrada do Parque de Exposições e a vigilância nas dependências internas do local. Além disso, 150 policiais militares vão atuar no sistema de vigilância com o auxílio de cães e cavalaria montada. O trabalho de segurança será reforçado ainda pela Polícia Civil e a Guarda Municipal. Câmeras de monitoramento e torres de observação também serão instaladas no Parque de Exposições. Na foto, a central de controle das imagens geradas pelas câmeras.

Para organizar o trânsito nos dias da EXAPICOR, a Guarda Municipal preparou dois planos, mas reforça o pedido aos moradores e visitantes que utilizem o transporte coletivo em direção ao Parque de Exposições.

- O volume de veículos nos dias do evento vai ser muito grande, e ainda maior nos dias dos grandes shows. Por isso, pedimos que sejam utilizados os ônibus urbanos, como forma de diminuir o tráfego nos horários de maior movimento - diz o comandante da Guarda Municipal, Jances Alcântara.

No primeiro plano elaborado pela Guarda Municipal, o trajeto com destino ao Parque de Exposições deve seguir o fluxo normal de trânsito, sendo que na saída dos shows os veículos e as motocicletas vão ser desviados para a Avenida General Afonseca (Alvorada), de onde terão acesso às vias da área central de Resende e à Via Dutra, pela Avenida Dorival Marcondes de Godoy.

Já o trajeto entre as Avenidas Francisco Fortes Filho (Acesso Oeste) e Juscelino Kubitscheck (entrada para a Itapuca) contará com o trabalho de orientação feito por 20 agentes da Guarda Municipal. A corporação terá ainda agentes de prontidão desde a entrada da cidade pelo viaduto em frente ao Rodoshopping Graal.

Segundo Jances, “os motoristas serão orientados a ter o Acesso Oeste como alternativa de entrada para o Parque de Exposições visando diminuir riscos de engarrafamentos e lentidões no sistema viário devido à grande movimentação de veículos por conta da EXAPICOR”.

Palavras chaves: FESTA PELO ANIVERSÁRIO DA CIDADE