Desenvolvimento Rural

18/08/2011

Exapicor 2011 valoriza empresas do Município e homenageia 200 anos da AMAN

Esquema de segurança já está sendo montado pela comissão organizadora

Exapicor 2011 valoriza empresas do Município e homenageia 200 anos da AMAN

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A valorização do Município. Essa foi a determinação do prefeito José Rechuan (DEM) para a comissão organização da 44ª EXAPICOR Família – Edição Especial 200 Anos Academia Militar, que será realizada entre os dias 27 de setembro e 02 de outubro, no Parque de Exposições.

Para alcançar este objetivo, foram destinados 50 stands para empresas, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos; além de 28 barracas, que formarão a praça de alimentação. A segurança e estacionamento também ganharam reforço especial. Realizada anualmente em setembro, a EXAPICOR comemora o aniversário de Resende.

De acordo com o presidente da comissão organizadora da EXAPICOR, Marcial Corrêa, esta edição da exposição também conta com a participação do Sindicato Rural de Resende. Em 2011, a festa vai homenagear ainda os 200 anos da história da Academia Militar das Agulhas Negras, que foi criada em abril de 1811 por Dom João VI, no Rio de Janeiro, com o nome inicial de Academia Real Militar, tendo sido transferida para Resende em 1944.

- A EXAPICOR, que sempre teve uma linha bastante rural, passará também a destacar todo o Município, valorizando Resende como um todo, os nossos atrativos turístico, comercial e cultural, dentre outros. Vamos homenagear ainda a AMAN, que está diretamente ligada à nossa história - comenta o presidente da comissão organizadora, Marcial Correa.

A EXAPICOR Família 2011 contará com uma grande estrutura para receber um público superior a 70 mil pessoas por dia. Serão dois pavilhões para Praça da Alimentação, com 24 barracas de 16 metros quadrados e quatro barracas de 20 metros quadrados. Nos Galpões Indústria e Comércio, serão 28 stands de nove metros quadrados e 22 stands de 16 metros quadrados.

- A pedido do prefeito José Rechuan, teremos um pavilhão destinado especialmente ao comércio de Resende, como forma de valorizar este setor, que é dos grandes empregadores do nosso Município - comenta Marcial.

A Exposição contará ainda com rodeio, em área coberta para o público; exposição de Gados Girolando, Nelore e Gir Leiteiro; Torneio Leiteiro; exposição de Pequenos Animais (caprinos, ovinos, suínos, aves); exposição de árvores, flores, mudas e hortifrutigranjeiro; produtos rurais (queijos, manteiga, embutidos, aguardentes, dentre outros); provas de Hipismo Clássico e de Rural (Tambor, Balizas); parque de diversão; camarote Deluxe; e Boate Blue, com capacidade para mil pessoas.

SEGURANÇA E ESTACIONAMENTO – Com o objetivo de garantir a segurança do público, está sendo preparada uma grande operação, que contará com revista no público ao entrar no Parque de Exposições; equipes de segurança contratadas para atuar dentro da festa; apoio da Polícia Militar, com grande efetivo, cães e cavalaria montada; Polícia Civil; e Guarda Municipal.

Também estarão sendo colocadas em pontos estratégicos dentro do Parque de Exposições e em seu entorno, câmeras de monitoramento (foto); e várias torres de observação para segurança.

Palavras chaves: ESTRUTURA DA FESTA