10/05/2011

Exames oftalmológicos para alunos das séries iniciais acontecem no posto do Manejo

Serviço está sendo realizado aos sábados nas edições do Programa Sábado Saudável

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Paralelo ao Programa Melhor Visão, que se destina aos estudantes de todas as séries do ensino fundamental, a Prefeitura de Resende, também por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, está oferecendo para todos os estudantes matriculados nas séries iniciais os exames oftalmológicos gratuitos. O serviço começou a ser oferecido sábado passado, dia 07, durante a primeira edição do Programa Sábado Saudável, e voltará a ser realizado nas outras três edições do Sábado Saudável, previstas para este mês de maio (dias 14, 21 e 28). Segundo a coordenadora do CEMAE (Centro Municipal de Atendimento ao Educando), Terezinha Saloto, o exame será realizado em estudantes de 34 unidades de ensino. Para aqueles que após o exame tiverem detectado problemas na visão, a Prefeitura fornecerá os óculos gratuitamente. Ainda segundo a coordenadora, os primeiros anos do ensino fundamental representam a melhor fase para se realizar o exame nas crianças, com o objetivo de detectar problemas de visão. - Ao ingressar no primeiro ano do ensino fundamental, com 6 anos de idade, o estudante começa a ser alfabetizado. Nesta idade a visão já está formada. Um problema de visão não detectado durante esta etapa pode comprometer o aprendizado e a alfabetização da criança – esclarece. A secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, ressalta que, em muitos casos, crianças diagnosticadas com problemas de aprendizagem na sala de aula, “têm na realidade algum tipo de distúrbio ou deficiência visual”. Os exames para alunos das séries continuarão sendo realizados no Posto do Manejo durante as edições do Programa Sábado Saudável deste mês. A Prefeitura cede o transporte para facilitar o acesso dos estudantes acompanhados pelos responsáveis, até a unidade médica, oferecendo ainda o transporte de volta para casa.
Palavras chaves: OUTRO SERVIÇO