26/04/2013

Eventos esportivos agitam Resende neste fim de semana, como jogos gratuitos do Campeonato Carioca Sub 15 e 17

Prefeitura apóia também 1° Torneio de Futebol de Mesa de Resende

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

As equipes Sub 15 e Sub 17 do Resende Futebol Clube voltam a campo neste sábado, dia 27. As partidas valem pela segunda rodada do primeiro turno da Taça Guanabara. Jogando em casa, no Estádio do Trabalhador, o alvinegro enfrentará o Olaria nos dois jogos. A participação do Resende no Campeonato Carioca Sub 15 e Sub 17 conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria municipal de Esporte e Lazer, que fornece o transporte dos atletas, cessão do estádio e no pagamento da arbitragem. A entrada do torcedor é gratuita.

O primeiro a entrar em campo será o Sub 17 que tenta a reabilitação após estrear com derrota para o Volta Redonda pelo placar de 2 a 0. A partida será às 13 horas. Em seguida, às 15 horas, os garotos do Sub 15 buscam a segunda vitória na competição. No jogo de estréia a equipe goleou o Volta Redonda por 5 a 0. Os gols foram marcados por Marcos Vinícius (1), Gustavo (2), Gian (1) e Matheus (1).

O regulamento da Taça Guanabara nas categorias Sub 15 e Sub 17 prevê o seguinte: no primeiro turno as equipes de uma chave enfrentam as da outra. No segundo turno, as equipes se enfrentam dentro do próprio grupo. Classificam-se para a segunda fase os cinco times melhores classificados de cada grupo.

A Taça Guanabara, primeira fase do Campeonato Carioca Sub 15 e Sub 17, é organizada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), e conta com a participação de 16 equipes: Resende Futebol Clube, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Macaé, Nova Iguaçu, Boa Vista, Madureira, Duque de Caxias, Bangu, Olaria, Friburguense, Audax, Quissamã e Volta Redonda.

Circuito de natação - Também no sábado, dia 27, a Prefeitura, por meio da Secretaria municipal de Esporte e Lazer, realiza o 5º Circuito Resendense de Natação 2013. A competição acontecerá no Parque Aquático do SESI (Serviço Social da Indústria), entidade parceira na promoção do evento. O aquecimento dos atletas está marcado para as 8 da manhã. As provas estão previstas para começar às 9 da manhã.

A expectativa da secretaria é de que o circuito reúna cerca de 150 atletas. Estão confirmadas as participações de atletas do CCRR (Centro Cultural Recreativo Resendense), SESI, CIMAN (Círculo Militar das Agulhas Negras), CSSAN (Clube dos Subtenentes e Sargentos Agulhas Negras), Clube Casa da Lua, Hidro Academia e Aquafitness. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente nos clubes e academias participantes. Mais informações pelo telefone da secretaria: 3354-4301.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer do Município, Fernando Menandro, desde 2001 o circuito não é realizado no Município. Segundo ele, a proposta é exatamente a de resgatar as competições de natação na cidade e incentivar a prática do esporte, principalmente entre as crianças.

O 5º Circuito Resendense de Natação será disputado nos 50 metros Crawl (nado livre) e Costas, nas categorias Boinha, Mirim, Petiz, Infantil, Juvenil, Júnior, Sênior e Master.

Futebol de mesa - Outro evento esportivo que acontece neste fim de semana é o 1º Aberto de Futmesa de Resende. O evento será realizado no sábado e domingo, no segundo piso do Resende Shopping, com o apoio do Projeto Social Botonista do Bem, grupo formado por atletas da cidade.

Participarão do torneio 32 competidores que representarão clubes tradicionais do Rio de Janeiro, Juiz de Fora (MG) e Cruzeiro (SP). Entre eles estão Flamengo, Fluminense, Vasco, América, Tijuca Tênis Clube e Portuguesa.

As competições oficiais do torneio acontecerão no sábado, dia 27, no horário das 10 às 17 horas. Os participantes serão divididos em quatro grupos de oito atletas, em que os quatro primeiros de cada grupo disputarão a Série Ouro e os quatro últimos de cada grupo disputarão a Série Prata.

Os atletas se enfrentarão em partidas eliminatórias até a disputa da final. Os primeiros colocados de cada série serão premiados com troféus e os demais receberão medalhas de participação.

No domingo, dia 28, a programação será voltada para o público em geral, principalmente, para as crianças. A partir das 15 horas, a coordenação do evento estará no local para atender pessoas interessadas em aprender e praticar o esporte.

- Vamos proporcionar um momento de brincadeira para que o público tenha a oportunidade de entender as regras e as técnicas do futmesa - explica Menandro, lembrando que o público também está convidado para assistir as competições do sábado.

Palavras chaves: ESPORTES