Assistência Social e Direitos Humanos
14/04/2011
Evento neste sábado lembra a história de um patrimônio da cidade
Morte de menina no século XIX acelerou construção da Ponte Velha
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
Histórias, fatos e curiosidades sobre a construção da Ponte Nilo Peçanha, conhecida como Ponte Velha (foto), farão parte das comemorações dos seus 106 anos.
O evento, realizado pela Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, será neste sábado, dia 16, com a concentração marcada para às 9 horas, nas proximidades do Mercado Popular da Praça da Concórdia.
Além do prefeito José Rechuan (DEM), foram convidados para a cerimônia autoridades municipais, representantes do segmento cultural do Município, de entidades organizadas da sociedade, estudantes e a população. A expectativa dos organizadores é que cerca de 500 pessoas compareçam ao evento.
Na primeira etapa, os convidados atravessarão a ponte visando conhecer o objetivo principal da construção da travessia, que foi projetada para ligar o Centro Histórico à Avenida Albino de Almeida.
- Nesse ato, vamos voltar ao passado, mostrando que a ponte conquistou valores históricos e culturais. Falaremos também do futuro, mostrando à população, principalmente para as novas gerações, a importância da preservação desse patrimônio histórico – ressalta André Whately, presidente da Fundação Casa de Cultura.
O segundo momento do evento de sábado será realizado no início do Calçadão de Campos Elíseos, próximo à agência da Caixa Econômica Federal, onde autoridades e convidados serão recepcionados pelo fiscal de renda aposentado pelo Governo do Estado, José Rosa, que lembrará histórias e fatos do logradouro.
Com 100 anos de idade, o servidor público foi criado em Visconde de Mauá, mas mesmo antes de se mudar para Resende, conviveu e participou de várias etapas e transformações da Ponte Velha. Quando ele nasceu, a ponte tinha seis anos de existência.
No encerramento da cerimônia, haverá o pronunciamento das autoridades e a distribuição de bolo ao público, acompanhada da música “Parabéns Prá Você”. O evento contará também com a participação do professor da Escola de Música da Prefeitura, Fernando Galindo, que estará acompanhado de percussionistas da instituição.
Outra atração será a apresentação do maracatu pelo grupo de dança Pedra Sonora.
HISTÓRIA - Tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado, a Ponte Velha recebeu o nome de Nilo Peçanha em homenagem ao governador da época. Antes da sua implantação, a travessia sobre o rio era feita através de balsas, que chegaram a ser utilizadas também pelos índios puris, os primeiros habitantes de Resende.
Após esta fase, de acordo com o historiador e diretor do Arquivo Municipal, Claudionor Rosa, foram construídas duas pontes de madeira, em períodos distantes, para se chegar de um ponto a outro da cidade.
Em 1898, uma menina de nome Clarissa, quando a ponte ainda era de madeira e funcionava em precárias condições, despencou nas águas do Rio Paraíba e morreu.
O acidente provocou um clima de comoção e revolta na cidade. Então, surgiu a proposta de se construir a ponte metálica, em 1901, mas a obra sofreu várias paralisações, sendo retomada três anos depois devido à pressão popular.
A inauguração ocorreu no dia 16 de abril de 1905. Para tanto, foi utilizada mão de obra portuguesa e material importado da Bélgica até o porto do Rio de Janeiro. De lá, as peças foram trazidas de trem até Resende.
Palavras chaves: COMEMORAÇÃO