Agência de Saneamento do Município de Resende (Sanear)
06/09/2018
ETE DE ENGENHEIRO PASSOS SERÁ INAUGURADA NA PRÓXIMA TERÇA, DIA 11
Com o funcionamento da nova estação, Resende passa a ter 72% de seu esgoto tratado. Índice é maior que o dobro da média nacional
Crédito: Carina Rocha
Mais de 3,5 mil habitantes do distrito de Engenheiro Passos já estão sendo beneficiados com os serviços da nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do município, que será inaugurada na próxima terça-feira, dia 11, às 10h. Com o funcionamento da nova ETE, Resende passa a ter 72% de seu esgoto doméstico tratado – percentual muito superior a média nacional, que não chega a 45%; e mais que o dobro da média estadual, que é de 33,57%, segundo estudo do Instituto Trata Brasil, intitulado “Ociosidade das Redes de Esgoto”. O novo índice coloca Resende como uma referência regional, se aproximando das maiores médias de tratamento de esgotos do país.
A unidade, que atende todo o distrito, já está operando de forma plena, com 100% de sua capacidade. Para isso, a estação conta com uma infraestrutura completa, que inclui sistema de esgotamento sanitário com 2.200 metros de extensão, entre redes coletoras e linhas de recalque, além de cinco elevatórias de esgoto.
De acordo com o presidente da Sanear – agência reguladora e fiscalizadora dos serviços de saneamento básico no município – José Renato Carvalho, a unidade de Engenheiro Passos passou a tratar todo esgoto doméstico do distrito, que antes era apenas afastado, removendo até 90% das cargas poluentes e devolvendo ao córrego Água Branca um efluente que não causa prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população. Devido à sua estrutura, a estação tem capacidade para tratar 8 litros de esgoto por segundo.
- A construção desta ETE em Engenheiro Passos, além de ser importante para preservar o rio, também contribui para a melhoria da qualidade de vida e para a manutenção da saúde dos moradores do distrito. Além disso, ela também teve um papel fundamental para que pudéssemos alcançar o índice de 72% de esgoto tratado no município, o que é muito representativo, principalmente se compararmos este percentual com a média estadual, que é de apenas 33,57%. Nossa meta agora é ampliar este índice, chegando ao final de 2019, com 90% do esgoto doméstico tratado – disse José Renato.
Além da nova ETE Engenheiro Passos, outras nove estações já estão em funcionamento no município. São elas: ETE AMAN, Alegria, Contorno, Monet, São Caetano, Isaac Polit, Mauá, Capelinha e Fumaça.
Serviço
Inauguração ETE Engenheiro Passos
Dia: 11 de setembro
Horário: 10h
Local: Rodovia Sebastião Alves do Nascimento, em frente ao Posto de Saúde