24/04/2012

Etapa do Estado: Prefeitura disputa final do Prêmio Prefeito Empreendedor

Cinco projetos do Município concorrem ao título

Etapa do Estado: Prefeitura disputa final do Prêmio Prefeito Empreendedor

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (PP) participa nesta quarta-feira, dia 25 de abril, no Palácio Guanabara, sede do governo do Estado, no Rio de Janeiro, da solenidade de entrega da etapa estadual do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor. O evento tem a finalidade de premiar os programas e projetos de incentivo ao desenvolvimento municipal por meio do apoio às pequenas e micro empresas. O resultado será divulgado durante o evento.

A Prefeitura de Resende concorre em duas categorias: Planejamento e Gestão Pública para Desenvolvimento Sustentável e Formalização dos Negócios e Apoio ao Empreendedor Industrial. Os premiados representarão o Estado na etapa nacional, prevista para acontecer no mês de maio.

As políticas públicas implementadas pela administração municipal de Resende visando o fortalecimento do setor de comércio, entre elas a capacitação de comerciários e o incentivo ao empreendedorismo, foram os projetos que levaram a Prefeitura de Resende a ficar entre os trabalhos selecionados para a final na etapa estadual.

Entre os cinco projetos da Prefeitura que concorrem ao prêmio estão os seguintes: Censo do Comércio, que recadastrou e criou um banco de dados contendo os estabelecimentos comerciais e industriais, além de prestadores de serviços em atividade no Município; Programa Capacita Comércio, através do qual estão sendo ministrados cursos de qualificação destinados aos funcionários de estabelecimentos comerciais; e o MEI (Micro Empreendedor Individual), que vem incentivando a formalização de pequenas empresas. O Capacita Comércio e o Censo do Comércio são coordenados, respectivamente, pela Secretaria Municipal de Comércio e Turismo. Já a coordenação do MEI cabe à Secretaria Municipal de Fazenda.

Os outros dois projetos da Prefeitura que contribuíram para a classificação de Resende à final da fase do estado são a Feira de Ponta de Estoque (foto), cuja realização acontece desde 2010 em parceria com a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), e a criação do Programa de Atração de Investimentos Industriais, que tem como objetivo básico estimular a implantação de novas empresas no Município. A Feira de Ponta de Estoque também é coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo e Comércio. Já o Programa de Atração de Investimentos Industriais está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços.

No entendimento do prefeito José Rechuan, os trabalhos da Prefeitura de Resende selecionados para concorrer ao Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor "mostram o quanto a administração municipal está empenhada em promover o desenvolvimento econômico da cidade através do apoio a todos os segmentos, incluindo o comércio, turismo e a prestação de serviços, além da indústria".

- Todos estes setores da economia têm merecido da nossa administração uma atenção especial no sentido de garantir renda para os trabalhadores de Resende. Ao mesmo tempo, com o fortalecimento de todos estes segmentos da economia, existe uma contribuição direta para o incremento da arrecadação, o que tem auxiliado a Prefeitura na realização do volume de obras e serviços a favor do cidadão, que hoje beneficiam várias comunidades da região central e de diversos bairros distantes do centro urbano - declarou o prefeito.

Palavras chaves: INCREMENTO DA ECONOMIA