12/09/2013

Evento deve atrair 300 ciclistas de todo o país

Etapa do Campeonato Estadual de Downhill acontece em Mauá neste domingo

Crédito: Divulgação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, promove neste fim de semana a 5ª Etapa do Campeonato Estadual de Downhill do Rio de Janeiro, uma realização da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro (FECIERJ).

O secretário de Esportes, Fernando Menandro, destaca a importância do evento e do resgate da tradição do mountain bike em Resende. Para ele, Visconde de Mauá vem se consolidando como um verdadeiro circuito de esportes radicais e de aventura, propiciado por seu cenário privilegiado por montanhas e rios.

- É uma felicidade muito grande para nós podermos promover esta etapa do downhill em Resende, uma competição que é esportiva e turística, já que atrai atletas de todo o Brasil e turistas interessados em assistir a esse espetáculo. Os hotéis daquela região também comemoram a iniciativa, pois já estão todos lotados e muitos atletas já começam a chegar ao distrito nesta quinta-feira, dia 12.

O diretor de Dowhill da Federação e campeão mundial e sulamericano da modalidade, Robert Sgarbi, também comemora a iniciativa da Prefeitura em promover esta etapa na cidade.

- Estamos retornando a Resende depois de 10 anos sem a realização de uma prova de Downhill. E nossa expectativa é de atrair o maior número de participantes de todas as etapas realizadas até o momento, já que Visconde de Mauá é um local adorado por todos os competidores. Para esta etapa já temos confirmadas presenças de atletas de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e até de Goiás. Ficamos felizes, porque Mauá é um local que já tem uma tradição de mountain bike - avaliou Robert, explicando que a média de participantes em cada etapa é de 230 ciclistas, mas pode ultrapassar a 300 neste fim de semana.

Segundo Robert Sgarbi, a etapa começa com o treino livre dos ciclistas no sábado, das 9 às 17 horas. Os interessados em participar poderão se inscrever no local, das 8 às 16 horas, pagando uma taxa que varia de R$ 40 a R$ 70 de acordo com a categoria pretendida e a idade. No domingo, as provas têm início às 10 horas, sendo que de 8 às 9h30 serão realizados os últimos treinos. Podem participar atletas filiados e não filiados a FECIERJ, mas os não filiados não pontuarão no campeonato.

Os atletas competirão em oito modalidades: Juvenil (de 10 a 14 anos), Junior (de 15 a 18), Expert (19 a 29), Máster A (30 a 39), Máster B (a partir de 40 anos), Elite (a partir de 18), Rígida (bicicletas sem suspensão traseira, aberta a qualquer idade) e Feminino (a partir de 10). Os cinco primeiros atletas de cada categoria receberão troféus.

Ainda de acordo com Robert, os ciclistas descerão de 2.300 metros de montanha, saindo da Antena Alto da Serra até o Lote 10, um percurso realizado com uma média de três minutos por cada ciclista. A previsão é de que até as 13 horas a etapa esteja concluída por todos os participantes.

Palavras chaves: ESPORTE