04/03/2010

Estudantes promovem movimento contra a Dengue

Prefeitura reforça ações para diminuir riscos da doença

Estudantes promovem movimento contra a Dengue

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A importância da prevenção contra a Dengue. Este será o objetivo da passeata que será realizada nesta sexta-feira, dia 05, às 8 horas, por alunos das escolas municipais Algodão Doce, Abrahão Hermano e Getúlio Vargas, as três localizadas na Cidade Alegria. O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A expectativa é de que cerca de 500 alunos participem da mobilização, percorrendo diversas ruas do bairro. Os estudantes vão distribuir folhetos com informações sobre os sintomas, as conseqüências da dengue e as formas de prevenção. Entre as ações preventivas, os estudantes vão ensinar procedimentos simples, como evitar água parada em recipientes, principalmente latas, pneus e garrafas velhas; manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios, tais como tambores e barris; furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas, além de evitar o cultivo de plantas aquáticas. De acordo com a diretora da Escola Municipal Algodão Doce, Adriane Müller, o trabalho dos alunos na passeata será uma extensão do que eles já aprenderam em sala de aula sobre a Dengue. Com isso, acrescenta a diretora, eles vão se tornar multiplicadores do trabalho de conscientização nos bairros onde moram. - Estamos reforçando junto aos alunos a necessidade de todas as pessoas se mobilizarem contra a dengue, pois a luta para impedir casos da doença deve ser de todos. Sabemos da capacidade dos nossos estudantes em se tornarem aliados importantes nesta verdadeira cruzada a favor da vida – disse a diretora. Já a secretária municipal de Educação, Soraia Balieiro, declarou que a passeata promovida pelos alunos das escolas da Cidade Alegria reforça ainda mais as atividades desenvolvidas aos estudantes matriculados na rede municipal de ensino no sentido de diminuir os riscos de casos da dengue em Resende. Ela lembrou também que, recentemente, alunos do Colégio Dona Mariúcha (Santo Amaro) visitaram as instalações do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), na Vila Vicentina, onde foram informados por técnicos da unidade quais são os cuidados que devem ser tomados para impedir a propagação do mosquito transmissor da doença. - É importante frisar que a administração do prefeito José Rechuan tem o compromisso de oferecer aos estudantes da rede municipal o ensino convencional acompanhado de ações voltadas à formação deles enquanto cidadãos. No caso das ações de prevenção contra a dengue, penso que estas iniciativas desenvolvidas juntos aos alunos vão despertar neles o compromisso com a construção de uma sociedade melhor e a preservação da qualidade de vida das pessoas – disse Soraia.
Palavras chaves: AÇÃO EDUCATIVA