07/04/2010

Estudantes participam de novas ações contra a Dengue

Atividades serão realizadas no Surubi, na Morada da Felicidade e no distrito da Fumaça

Estudantes participam de novas ações contra a Dengue

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Os índices de infestação pelo mosquito transmissor da doença no município preocupam as autoridades de saúde do município. Por isso, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado as ações de prevenção e combate à dengue (foto). Uma dessas iniciativas é a realização de atividades educativas junto aos alunos das escolas municipais, que são desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura. Durante esta semana, haverá uma palestra na Escola Municipal Surubi para alunos do sexto ao nono ano. Os estudantes da unidade participarão ainda de uma passeata nas proximidades da escola na sexta-feira, dia 09, às 9 horas (turno da manhã) e 15 horas (turno da tarde). Os alunos vão formar ainda uma Patrulha da Dengue com o objetivo de realizar ações preventivas permanentes no bairro. Já nesta quinta-feira, dia 08, às 14 horas, e na sexta-feira, dia 09, às 8 da manhã, será a vez dos alunos da Escola Municipal Lídia Pires (Morada da Felicidade) realizarem uma palestra pelas ruas do bairro. Os dois colégios – Surubi e Lídia Pires Magalhães - também vão desenvolver atividades internas sobre a dengue, como trabalhos, pinturas e questionários. - Essa iniciativa é importante porque ela representa uma oportunidade de levar informações às crianças e adolescentes para que eles possam retransmitir aos pais e vizinhos. Como são moradores das comunidades, muitas vezes os estudantes têm uma aceitação muito boa junto às famílias residentes na comunidade – defendeu o professor de Biologia, Túlio Heringer, responsável pelas palestras nas escolas. O professor acredita também que é fundamental envolver toda a comunidade escolar no combate ao mosquito transmissor da dengue, bem como alertar toda a população sobre o perigo da doença. - As palestras também têm como objetivo conscientizar que a melhor maneira de evitar a dengue é a prevenção, porque a dengue pode levar o paciente à morte – acrescenta Túlio Heringer. Outra atividade de prevenção contra a dengue é desenvolvida na Escola Municipal Vicente Ferrer (Vila da Fumaça), onde os alunos realizam o projeto “Dengue aqui não!”. No próximo dia 17, por exemplo, a partir das 10 horas, haverá um evento com show, palestras e ações da Secretaria Municipal de Saúde, voltados para o combate à doença, mas envolvendo também outras questões, como a importância da saúde bucal na qualidade de vida das pessoas.
Palavras chaves: PREVENÇÃO