04/06/2009

Desfile ecológico acontece neste domingo na Zona Rural

Estudantes participam de atividades pela Semana do Meio Ambiente

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Semana do Meio Ambiente está sendo comemorada em Resende também através de uma programação especial organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação) junto aos estudantes da rede pública. No caso desta programação, as atividades começaram na segunda-feira, dia 01º de junho, com diversas ações em unidades de ensino da Prefeitura e na comunidade. A programação da Secretaria inclui mostra de vídeos ambientais, palestras, teatro, passeio ciclístico, plantio de mudas, mutirão de limpeza no Rio Paraíba e passeata.

Segundo o titular da Secretaria, professor João Duarte, o objetivo das atividades é conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e despertá-los para a valorização da vida e dos recursos naturais. Um dos destaques da programação é o desfile ecológico, que acontece neste domingo, dia 07, em Vargem Grande. Os alunos da Escola Municipal Hetelvina Carneiro vão percorrer as ruas do distrito, levando a mensagem de que ‘plantar árvores é proteger o leito do rio e biodiversidade’, além de convocar os moradores para manter a cidade e o rio limpo. Alunos da pré-escola desta unidade vão ainda plantar mudas de árvores nativas às margens do rio Pirapitinga.

Um outro pelotão do desfile levará a mensagem de que os animais e as plantas dependem da preservação das árvores e dos rios. O pelotão da Liberdade – último a desfilar – mostrará que os pássaros são os semeadores da natureza e não devem ser presos em gaiolas. A Banda Marcial do Colégio Municipal Getúlio Vargas participa do desfile e a Banda Marcial de Visconde de Mauá também se apresenta com os temas ‘Festa do Pinhão e Arara Azul’.

EXIBIÇÃO DE VÍDEOS – A programação da Semana do Meio Ambiente nas escolas prossegue nesta sexta-feira, dia 05 de junho, com a apresentação de vídeos e uma palestra para alunos da Escola Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria). No mesmo dia, haverá apresentação de trabalhos feitos por alunos do pré-escolar da Escola Municipal Sagrado Coração (Lavapés).

O CIEP 347 (Toyota), por sua vez, realiza, também nesta sexta-feira, uma passeata ecológica com os alunos da educação infantil ao quinto ano, pelas ruas do bairro. Já o Colégio Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade) vai promover amanhã um mutirão de limpeza nas margens do Rio Paraíba do Sul, que passa próximo à unidade de ensino. E na Escola Municipal Júlio Verner (Vila Vicentina) haverá a encenação de uma peça teatral. Outra atividade prevista para esta sexta-feira é o passeio ciclístico organizado por estudantes da Escola Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III). Os alunos vão até à lagoa do bairro, onde farão um ato em favor da despoluição do manancial.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO