12/05/2009

Iniciativa envolve alunos de escolas de Engenheiro Passos

Estudantes participam de ações em defesa do meio ambiente

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Alunos das duas escolas públicas de Engenheiro Passos - Augusto de Carvalho (municipal) e Engenheiro Passos (estadual) - participam, desde o mês passado, de várias atividades ambientais que vão culminar com o ‘Dia pela Preservação de Engenheiro Passos’, marcado para este sábado (16 de maio), no Balneário do Ribeirão da Água Branca, de 8 às 12 horas.

O objetivo destas atividades, segundo o diretor pedagógico da secretaria de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), professor José Roberto de Paiva, é despertar a comunidade, e em especial, os alunos de 1º ao 9º ano, sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. Alunos destas séries do ensino fundamental estão trabalhando na confecção de desenhos e produções artísticas sobre o meio ambiente, as quais vão ser expostas ao público no evento do próximo sábado.

Entre as atividades agendadas para este dia estão as seguintes: limpeza, em regime de mutirão, do Ribeirão da Água Branca, desde o ponto de coleta da água para o distrito até o açude, no Balneário; plantio de 30 mudas de árvores nativas da mata atlântica e mais 30 mudas de árvores frutíferas no entorno da Escola Augusto de Carvalho, além de apresentação de peças teatrais encenadas pelos próprios alunos.

A noite será animada com baile na praça e show com músicos locais. A apresentação dos corais do Colégio Estadual Engenheiro Passos e da INB – Indústrias Nucleares do Brasil - também fazem parte da programação noturna.

O Dia pela Preservação de Engenheiro Passos é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), e conta ainda com a participação do Grupo Ecológico Engenheiro Passos, Associação de Moradores de Engenheiro Passos, Associação Ecológica Harmonia Ambiental, INB e Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

Para o prefeito José Rechuan (DEM), a iniciativa dos estudantes de Engenheiro Passos “demonstra o comprometimento deste segmento com a preservação do meio ambiente”.

- A participação nestas atividades será de fundamental importância para a formação dos alunos enquanto cidadãos e cidadãs. No caso da preservação do meio ambiente, esta luta deve ser um compromisso de toda a sociedade, motivo pelo qual podemos perceber que os estudantes das duas escolas públicas do distrito estão oferecendo uma contribuição primordial neste sentido – disse o prefeito.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO