25/05/2010

Estudantes fazem passeata contra a dengue

Movimento de alunos da Escola Júlio Verne acontece nesta quarta-feira, na Vila Vicentina

Estudantes fazem passeata contra a dengue

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Com objetivo de conscientizar os moradores do bairro Vila Vicentina sobre a importância do combate a dengue, os alunos do 6º e do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Júlio Verne (Vila Vicentina) promovem nesta quarta-feira, dia 26 de maio, a partir das 9 horas, a ”Caminhada contra a Dengue”, com distribuição de panfletos explicativos sobre a transmissão, sintomas e formas de prevenção da doença. A saída será na própria escola, que funciona ao lado do CCZ (Centro de Controle de Zoonose). Durante todo o bimestre, os alunos desenvolveram na escola trabalhos, palestras e exibição de vídeos, entre outras ações sobre o tema e agora estendem para a comunidade o que aprenderam em sala de aula. Esta iniciativa é resultado do Projeto de Combate a Dengue nas escolas municipais (foto), desenvolvido por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Secretaria Municipal de Saúde, que realizou durante os meses de março e abril deste ano, a Capacitação de Educadores das Escolas. As informações recebidas pelos professores foram multiplicadas para os alunos e para toda a comunidade escolar por meio de ações de combate e prevenção da doença O projeto tem como objetivo estimular as crianças a pensarem na importância do combate a dengue evitando focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti e já mobilizou mais de dez unidades escolares com a participação de mais de três mil pessoas. Recentemente, os estudantes da Escola Municipal Algodão Doce (Cidade Alegria) fizeram uma passeata pelas ruas do conjunto habitacional destacando a importância de os moradores evitarem objetos com água parada, os quais se constituem nos principais focos de formação do mosquito transmissor da doença.
Palavras chaves: SAÚDE