24/08/2012

Estudantes e professores da rede municipal de Resende participam da Praça da Ciência Itinerante

Alunos visitaram nesta sexta-feira planetário itinerante na Escola Municipal Noel de Carvalho

Crédito: Andresa Gil - ACOM/PMR

Oficinas práticas e diferenciadas de matemática, ciências e artes, para professores, e visitas a um planetário itinerante onde os estudantes puderam vivenciar experiências astronômicas aconteceram, nesta sexta-feira, dia 24, na Escola Municipal Noel de Carvalho, no bairro Nova Liberdade.

Essas atividades foram proporcionadas pelo projeto Praça da Ciência Itinerante, coordenado pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), trazidas para o município pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a secretária de Educação do município, professora Rosaly Azevedo, participaram das oficinas professores do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino e visitaram o planetário cerca de 300 estudantes do Colégio Municipal Getúlio Vargas, Escola Municipal Noel de Carvalho e normalistas do Colégio Estadual Pedro Braile.

- As oficinas tiveram como objetivo dar continuidade ao processo de capacitação dos professores da Secretaria Municipal de Educação, oferecendo a eles subsídios pedagógicos para suas práticas em sala de aula. Para os estudantes, o planetário foi uma experiência única, onde puderam ver as constelações estrelares através da projeção 180 graus do espaço sideral e compreender um pouco mais sobre as estações climáticas do ano - destacou Rosaly.

A Praça de Ciências Itinerante é um centro de ciências e cultura, que visa facilitar a reflexão e o acesso ao saber científico através da vivência de formas de participação, experimentação e criação. Nas oficinas os professores além de receberem o embasamento teórico puderam experimentar manusear e construir seu próprio material didático. Além de criar novas e maiores oportunidades para que os estudantes possam compreender o mundo ao seu redor.

Dentre as oficinas que os professores participaram destacam-se: Vivenciando Ciências (conhecendo os biomas), Sexualidade, Experimentando Ciências (Pilha de limão e curiosidades de física), Intemperismo e Erosão, Redescobrindo a Matemárica, Química com Alegria (Alimentação x Saúde), Ciência Ativa (ciência com bolha de sabão), Ciência Ativa (Animais Peçonhentos) e Bioquímica na Cozinha (Bolo de Caneca).

Palavras chaves: EDUCAÇÃO