17/09/2012

Estudantes do quinto ano da rede municipal recebem netbooks nesta semana

Escolas foram selecionadas de acordo com nota do IDEB

Estudantes do quinto ano da rede municipal recebem netbooks nesta semana

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Estudantes do quinto ano de quatro escolas municipais vão receber nesta semana netbooks educacionais para uso nas salas de aula. A Prefeitura vai entregar 200 aparelhos nas escolas Sagrado Coração (Lavapés), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II) e Bairro Cabral. As unidades de ensino selecionadas para serem beneficiadas neste ano foram escolhidas de acordo com a nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Até o final do primeiro semestre de 2013, a expectativa da Secretaria de Educação é de que todos os alunos do quinto ano, de todas as escolas municipais, tenham recebido o netbook. O objetivo do governo municipal é adquirir 5.443 unidades para atender a todos os estudantes do primeiro segmento do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). O investimento será de mais de R$ 4 milhões.

O presidente do Instituto da Educação de Resende (Educar), José Marques, explicou que os netbooks são específicos para uso educacional e ficarão nas escolas, dentro de um gaveteiro próprio, já adquirido pela Prefeitura, para guardar os equipamentos, com segurança.

- O netbook educacional é diferenciado, pois tem uma alça para transporte, é mais resistente, com proteção para queda, tem bordas arredondadas, controle de luminosidade para a tela e vem com chip de segurança, que garante que o aparelho funcione apenas conectado na rede da escola - informou Marques.

O presidente do Educar adiantou também que, após contemplar os primeiros anos do ensino fundamental, o projeto da Secretaria de Educação é disponibilizar tablets para os estudantes do segundo segmento (6º ao 9º ano).

- Essas ações fazem parte de um planejamento da administração municipal no sentido de modernizar as escolas e o ensino municipal. Capacitamos os professores da rede, distribuímos notebooks aos professores, implantamos internet em todas as escolas e agora estamos iniciando a entrega dos netbooks aos estudantes do quinto ano - enumerou.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO