16/12/2011

Estudantes do ensino médio e de pedagogia auxiliam professores em sala de aula

Apoio dos estagiários do CIEE é aprovado por 84 por cento dos profissionais de ensino

Estudantes do ensino médio e de pedagogia auxiliam professores em sala de aula

Crédito: Wagner Alves - ACOM PMR

O trabalho dos professores municipais em salas de aula para alunos do primeiro ano do ensino fundamental contaram com um apoio importante no ano letivo de 2011. Desde março, 54 estagiários do curso de magistério e de pedagogia matriculados em instituições de ensino da região estão auxiliando os professores de 19 escolas da Prefeitura. Esta experiência teve 84 por cento de aprovação, segundo o resultado da Avaliação de Desempenho de Estagiários realizada pelos professores e os diretores das escolas em que eles atuam. Todos os contratados recebem uma bolsa auxílio mensal, cujos valores variam de R$ 254,00 a R$ 449,00. Segundo a supervisora de Estágios da Secretaria Municipal de Educação, Monica Matos, o projeto se tornou possível através da parceria entre a Prefeitura e o CIEE (Centro Integração Empresa Escola). Os estagiários foram direcionados para o primeiro ano do ensino fundamental porque esta é a fase em que a criança está sendo alfabetizada e necessita de uma atenção maior. Na foto, os estagiários do CIEE, durante a cerimônia de assinatura do convênio da Prefeitura com a instituição. Dessa maneira, a Prefeitura teve como proposta diminuir o índice de evasão escolar no futuro, além de elevar a colocação do Município no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). - Quando a criança aprende a ler e escrever, ela toma gosto pelo estudo. Por outro lado, se não aprende, o aluno se sente desestimulado e pode no futuro abandonar os estudos. Por isso, os estagiários estão sendo fundamentais no auxílio à educação destes estudantes – justificou. A avaliação ainda revelou que 96 por cento dos professores e diretores consideram que o estágio está sendo uma experiência prática ao estagiário, proporcionando a eles a preparação para o trabalho e o exercício da cidadania. O trabalho do estagiário na sala de aula foi considerado excelente por 84 por cento dos profissionais de ensino entrevistados. O levantamento apontou ainda que cem por cento consideram que o estágio está contribuindo para a formação profissional do estagiário. Os estagiários são acompanhados pela Secretaria Municipal de Educação. Eles são capacitados periodicamente e são submetidos a avaliações de desempenho a cada seis meses, para que possam desenvolver suas funções com eficácia.
Palavras chaves: REFORÇO NO APRENDIZADO