09/11/2009

Alunos do Colégio Noel de Carvalho venceram gincana da dengue

Estudantes da rede municipal visitam Jardim Botânico

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Uma turma de 35 alunos do oitavo ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade), irá conhecer nesta terça-feira, dia 10, o Jardim Botânico, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. O passeio foi dado como prêmio à turma pela vitória na gincana contra a dengue, realizada em abril deste ano, no próprio colégio. Os alunos arrecadaram mais de uma tonelada de materiais recicláveis propícios à formação de focos do mosquito transmissor da dengue, como garrafas, pneus e latas velhas. O encerramento da gincana aconteceu durante as comemorações do Dia Mundial de Saúde em Resende, no dia 05 de abril, quando também foi realizada uma edição especial do Resende Saudável Itinerante, no Parque das Águas. A gincana foi uma parceria da direção da escola, onde já acontece um projeto de Educação Ambiental, com a Diretoria de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida. - Essas atividades são iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura em ações integradas na área da saúde preventiva. No caso da dengue, o combate aos focos do mosquito transmissor precisa do apoio da comunidade, em um trabalho de parceria com o poder público – destaca Cristina Rosadas, diretora de Educação em Saúde. O material recolhido pelos alunos durante a gincana foi vendido, e os recursos revertidos para a própria escola, na realização de eventos e na compra de material pedagógico. Segundo a diretora-adjunta do colégio, Sandra Valéria Guimarães, a gincana fez parte de um projeto de Educação Ambiental, desenvolvido na unidade de ensino. - Temos uma professora que trabalha em sala de aula com questões como preservação ambiental, além de realizar visitas e reciclagem de materiais e de óleo vegetal – explica Sandra Valéria.
Palavras chaves: PREVENÇÃO