13/04/2011

Projeto Turismo nas Escolas também levará alunos para a Serrinha do Alambari

Estudantes da rede municipal fazem caminhada na Pedra Selada

Crédito: Divulgação - PMR

Através do projeto Turismo nas Escolas, que foi implantado no ano passado pela Prefeitura, através de uma parceria entre duas secretarias municipais (Educação – Turismo e Comércio), cerca de 20 alunos dos cursos noturnos e da Educação de Jovens e Adultos do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade da Alegria) visitarão a Serrinha do Alambari neste domingo, dia 17.

Segundo a titular da Secretaria de Educação do Município, professora Soraia Balieiro,  o objetivo do projeto “é apresentar aos alunos as belezas naturais, culturais e históricas do município de Resende”.

De acordo com Krishna Simpson, membro do CREAR (Centro de Referência de Educação Ambiental de Resende) da Secretaria Municipal de Educação,  os estudantes conhecerão a flora e a fauna da região, tendo ainda a oportunidade de participar de uma trilha pela Mata Atlântica.

- A importância de se conhecer o local é que você passa a querer protegê-lo, lutar pela preservação dele, bem como divulgar as belezas naturais da região para amigos e familiares – disse Krishna.

Neste mês de abril, por meio do projeto Turismo nas Escolas, os estudantes já visitaram a Pedra Selada e a Cachoeira da Fumaça. No mês passado, conheceram as instalações da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras). Agora, vão estar na Serrinha do Alambari.

De maio a outubro deste ano, outras turmas visitarão, além da Pedra Selada e da Serrinha do Alambari, o Parque Nacional do Itatiaia (parte alta e parte baixa), a Cachoeira da Fumaça, a AMAN e o Centro Histórico de Resende.

PROJETO – A primeira visita do Turismo nas Escolas ocorreu em novembro do ano passado, quando outros 20 alunos do Colégio Getúlio Vargas conheceram as cachoeiras e as trilhas da Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari.

Na visita realizada domingo passado, a turma de estudantes do Getúlio Vargas fez uma caminhada até o alto da Pedra Selada, numa altitude de 1.755 metros (foto). A Pedra Selada é tombada pelo Patrimônio Histórico e Paisagístico de Resende.

As atividades do Turismo nas Escolas contam como o apoio do GEAN (Grupo de Excursionistas das Agulhas Negras) e do ouvidor geral da Prefeitura, Antônio Leão, que atua como voluntário deste projeto.

A diretora de Turismo da Prefeitura, Dione Lyrio, tem acompanhado pessoalmente o desenvolvimento das ações do projeto.

Para o prefeito José Rechuan (DEM), a implantação do Turismo nas Escolas “vem ampliando o aprendizado oferecido aos estudantes do Colégio Municipal Getúlio Vargas, tornando-os agentes multiplicadores dos atrativos turísticos de Resende”.

- Além do ensino convencional, temos tido a preocupação de ampliar o aprendizado para garantir a formação cidadã dos nossos alunos. No caso do Turismo nas Escolas, este projeto torna realidade também outra iniciativa de grande importância no sentido de incrementar o turismo, que se constitui numa das atividades principais da nossa economia, ao lado da indústria, do comércio e da agropecuária – disse Rechuan.

Palavras chaves: NOVO APRENDIZADO