20/01/2010

Estudantes conhecem trabalho do Corpo de Bombeiros e da AMAN

Alunos participam também de ações contra a dengue

Estudantes conhecem trabalho do Corpo de Bombeiros e da AMAN

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O Programa Recreio nas Férias, cujas atividades foram iniciadas na segunda-feira passada, dia 18, e vão até esta sexta-feira, dia 22, está oferecendo um aprendizado diferente aos cerca de 1.400 estudantes que participam do projeto em sete pólos da cidade. Eles estão sendo orientados sobre os cuidados que precisam ser adotados no dia-a-dia em sua casa e no seu bairro para evitar a formação de focos do mosquito transmissor da dengue. Outro ensinamento passado aos alunos através do Programa é a importância da coleta seletiva de lixo para a preservação da qualidade de vida da população. Neste caso, os estudantes são informados sobre os materiais que podem ser reciclados e de que maneira a separação do lixo deve ser feita. Lançado oficialmente na manhã de sábado pelo prefeito José Rechuan, durante uma solenidade na Escola Municipal Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), o Programa Recreio nas Férias é realizado através de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação, FUNRESP (Fundação Resende Esportes) e Superintendência especial de Eventos e Integração. As atividades do Programa contam ainda com a participação de outras secretarias, agências e departamentos municipais. As oficinas de dengue e meio ambiente, por exemplo, são desenvolvidas, respectivamente, pela Secretaria Municipal de Educação e a AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende). Ao todo, o projeto envolve 90 profissionais, entre professores de Educação Física, professores da Educação Infantil, auxiliares de serviços gerais, inspetores de disciplina e voluntários. O Recreio nas Férias conta também com as seguintes oficinas recreativas e culturais: saúde bucal, judô, dança, capoeira e maculelê, badminton, biju ecológica (confecção de colares com folhas de revistas), futsal, vôlei e basquete. Outra atração do projeto este ano é o roteiro de visitas às instalações do setor de equitação da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e do Corpo de Bombeiros (foto). Durante as visitas à AMAN, todos os estudantes matriculados no Programa Recreio nas Férias, vêm andando a cavalo sob a supervisão de instrutores do Exército. Já no Corpo de Bombeiros, os alunos estão aprendendo técnicas de combate aos incêndios e conhecendo as viaturas utilizadas no trabalho da corporação. Os bombeiros ressaltam ainda aos alunos os transtornos causados pelos trotes que são passados ao plantão da unidade, “pois este procedimento atrapalha em muito o serviço da corporação”. Para as visitas na AMAN e no Corpo de Bombeiros, os alunos são transportados em um ônibus da Prefeitura. As atividades do Programa Recreio das Férias acontecem em dois horários. De 7 às 11h30m, o projeto é realizado nos seguintes pólos: Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Escola Municipal Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria) e Parque Paraíso. Já nas escolas Maria Dulce Chaves (Novo Surubi), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Júlio Verne (Vila Vicentina) e Parque Tobogã (Vila Julieta), as atividades começam às 13 horas e vão até às 17 horas.
Palavras chaves: RECREIO NAS FÉRIAS