20/09/2012

Estudantes com deficiências participam de palestra sobre a inclusão no mercado de trabalho

Capacitação de pessoas com deficiência é oferecida por meio do Programa Gente Eficiente

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Nesta sexta-feira, dia 21, mais de 50 estudantes dos cursos de Capacitação para Pessoas com Deficiências, oferecidos pela Prefeitura de Resende, em parceria com a Votorantin e a Apadevir (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais), participaram de uma palestra proferida pelo departamento de Recursos Humanos da montadora de automóveis MAN Latin America sobre as experiências positivas da empresa com a contratação de pessoas com deficiências para o quadro de funcionários.

Segundo o coordenador do Projeto de Capacitação de Pessoas com Deficiências da Superintendência Especial de Eventos da Prefeitura de Resende, Cristiano Nogueira, a palestra será realizada às 14 horas, no Centro da Juventude, localizado no bairro Itapuca. Além da equipe do RH, funcionários com deficiências também falarão sobre suas experiências dentro da empresa.

- O depoimento dessas pessoas será de suma importância para os nossos alunos, pois vão contar um pouco de suas experiências e suas superações, mostrando para eles que sonhar e realizar sonhos é possível - disse Cristiano, acrescentando que o trabalho contribui para a autoestima e confiança das pessoas, além de proporcionar aprendizagem, aprimoramento e, principalmente, o recebimento do salário, que acarreta em melhores condições de vida.

Atualmente, 56 deficientes, com idade acima de 15 anos, estão participando dos Cursos de Capacitação para Pessoas Com Deficiências, ministrados no Centro da Juventude, nas seguintes áreas: Auxiliar Administrativo/Secretariado e Informática (foto).

O curso é promovido pela Prefeitura de Resende, através do projeto Gente Eficiente, da Superintendência Especial de Eventos, em parceria com a Apadevir e financiado pela empresa Votorantin. O objetivo é a preparação e a inclusão do deficiente no mercado de trabalho.

De acordo com Cristiano, no ano passado, 68 estudantes se formaram nos cursos de qualificação, que até então eram mantidos através de uma parceria entre a prefeitura e a Avape (Associação de Valorização de Pessoas com Deficiência).

- Uma parcela desse público já está no mercado de trabalho, porém ainda falta um pouco mais de oportunidade por parte das empresas para essas pessoas mostrarem o quanto são capazes. As empresas ainda estão se adaptando ao cumprimento da Lei Federal 8.213/91 - disse.

A Lei Federal 8.213/91, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência, impõe às empresas com mais de cem empregados a terem de 2% a 5% de seus funcionários, pessoas com deficiências. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 7º, inciso XXXI, proíbe qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador com deficiência, deixando bem claro que eles não podem ser vítimas de preconceitos e discriminações nas oportunidades de trabalho.

Palavras chaves: INCLUSÃO