25/11/2010

Estudantes aprendem a fazer uso consciente da energia elétrica

Secretaria de Educação promove projeto na Cidade Alegria em parceria com a AMPLA

Estudantes aprendem a fazer uso consciente da energia elétrica

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza neste sábado, dia 27, de 8 às 12 horas, no Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade da Alegria), o projeto “Consciência Ampla Superação”. O projeto, que será realizado em parceria com a Ampla, empresa concessionária do sistema de energia elétrica do Município, tem como objetivo conscientizar os alunos daquela unidade escolar, seus responsáveis e demais moradores da Grande Alegria, sobre o uso eficiente da energia elétrica. Enquanto as crianças estiverem participando das oficinas de desenho e pintura, brincadeiras, jogos de computador educativos e sorteio de brindes, os pais assistirão a palestras e oficinas. Ao final, as famílias assistirão juntas à encenação de uma peça teatral que aborda o uso consciente da energia. No evento, ainda acontecerá a troca de 1.400 lâmpadas econômicas por lâmpadas incandescentes usadas, sendo duas para cada consumidor que apresentar a conta do mês de outubro e a lâmpada incandescente para ser trocada. O consumidor ainda terá direito a um cupom para concorrer ao sorteio de duas geladeiras. Durante a realização do projeto, os participantes poderão solicitar parcelamentos de débitos, emissão da segunda via de contas e cadastramento no Programa Baixa Renda, além de ações sociais como corte de cabelo infantil e uma oficina de enfeites artesanais com o tema natalino. Dentre as informações voltadas para o combate ao desperdício de energia elétrica, que serão transmitidas às famílias da comunidade, destacam-se os seguintes procedimentos: apagar a luz ao sair de um recinto, diminuição do tempo de funcionamento do chuveiro elétrico, e substituição das lâmpadas incandescentes por econômicas, entre outras. Segundo a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, estes instrumentos de combate ao desperdício de energia permitem maiores benefícios à sociedade e reduzem os impactos ambientais. Ela destacou ainda a importância do projeto para o aprendizado oferecido aos estudantes visando prepará-los para a vida em sociedade. - Esta ação é uma continuidade do Projeto PROCEL nas escolas, implantado também por meio da parceira da Prefeitura com a Ampla, que capacitou professores, orientadores e diretores de oito escolas municipais em 2010. Entre os eventos já realizados, esteve a campanha educativa destinada aos estudantes no Parque das Águas (foto) – lembrou a secretária, acrescentando que 500 alunos já foram contemplados com atividades culturais e utilização de material didático voltados para a economia de energia elétrica.
Palavras chaves: UMA NOVA LIÇÃO