05/03/2010

Estradas Rurais: Patrulha Mecanizada Chegará ao Município nas Próximas Semanas

Crédito: WAGNER ALVES/ACOM PMR

Rechuan participa de cerimônia com Sérgio Cabral no Rio

O prefeito José Rechuan (DEM) informou que nas próximas semanas vão chegar a Resende as máquinas e os equipamentos integrantes da Patrulha Mecanizada destinada ao trabalho de conservação e manutenção permanentes das estradas rurais do Município. As máquinas e os equipamentos foram conseguidos pela Prefeitura junto ao Governo do Estado. O prefeito destacou a conquista da Patrulha Mecanizada como “mais um resultado positivo do trabalho de mãos dadas entre a Prefeitura e a administração do governador Sérgio Cabral pela realização de obras e serviços a favor dos moradores da cidade”.

Acompanhado pelos secretários municipais José Antônio de Carvalho Pinto (Agricultura e Pecuária), Rubens Almada (Obras) e Renato Viegas (Fazenda), além do vereador Gilmar Moreira (DEM), Rechuan participou, na manhã desta quinta-feira, dia 25, no Rio de Janeiro, da cerimônia na qual Sérgio Cabral (PMDB) fez a entrega de 120 máquinas e equipamentos à direção da EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro). As máquinas e equipamentos vão ser repassados a alguns municípios, entre eles Resende, e faz parte das ações realizadas com o objetivo de garantir o escoamento da produção agropecuária nas estradas vicinais do interior fluminense.

Inicialmente, a Patrulha Mecanizada de Resende será formada por um trator agrícola, uma máquina retroescavadeira, uma máquina patrol e dois caminhões, mas a administração municipal já está reforçando as conversações junto à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento com o objetivo de aumentar o número de equipamentos para cidade. O prefeito lembra que, no ano passado, reivindicou a patrulha mecanizada numa das suas audiências com o governador Sérgio Cabral (PMDB).

Rechuan reforçou pessoalmente o pleito ao titular da Secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo. Só no ano passado, Rechuan se reuniu duas vezes com Christino Áureo em Resende, a primeira no Centro Administrativo da Prefeitura e a segunda em um seminário sobre Desenvolvimento Econômico realizado em um hotel de Campos Elíseos. Neste seminário, o prefeito entregou ao secretário estadual um ofício salientando a importância da Patrulha Mecanizada para o Município.

- Podemos considerar a conquista da Patrulha Mecanizada como um acontecimento histórico para Resende, tendo em vista que há muitos anos o segmento reivindicava condições melhores no trabalho de conservação das estradas rurais do Município. A nossa administração se comprometeu em lutar por novos equipamentos, e a confirmação da patrulha mecanizada significa um demonstrativo inequívoco do nosso comprometimento com o setor agropecuário – disse Rechuan.

O prefeito lembrou ainda que quando assumiu a administração municipal, em janeiro do ano passado, o sucateamento da frota responsável pela manutenção das estradas rurais foi um dos problemas principais encontrados na Prefeitura. Segundo ele, mesmo com todas as dificuldades, o governo municipal vem se esforçando ao longo dos últimos 13 meses no sentido de garantir as condições de tráfego nas estradas, assegurando com isso o escoamento da produção agropecuária e o deslocamento dos moradores da Zona Rural à área urbana.

Rechuan ressaltou também a importância do trabalho realizado pelo vereador Gilmar Moreira visando à conquista da Patrulha Mecanizada. De acordo com ele, “como representante legítimo do segmento agropecuário, já que preside pela segunda vez o Sindicato Rural de Resende, o vereador teve uma atuação decisiva na destinação de uma patrulha mecanizada para o Município”. No entendimento do vereador Gilmar Moreira, que também solicitou os equipamentos ao secretário Christino Áureo, a liberação das máquinas e dos caminhões representa “um avanço importante para o desenvolvimento rural do Município”.

Resende-RJ, 25 de fevereiro de 2010 PMR-111

Palavras chaves: Patrulha Mecanizada