Desenvolvimento Rural

15/03/2012

Estradas rurais de Engenheiro Passos são recuperadas pela Prefeitura

Boca do Leão também receberá serviços de melhorias

Estradas rurais de Engenheiro Passos são recuperadas pela Prefeitura

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária vem dando continuidade ao programa de conservação e manutenção permanente das estradas rurais do Município (foto). Este programa tem como objetivo garantir as condições necessárias ao escoamento da produção agropecuária e o deslocamento dos moradores para área urbana. Atualmente, os trabalhos se concentram nas estradas localizadas em Engenheiro Passos. Ao todo, vinte operários atuam nas vias vicinais do distrito, divididos em quatro equipes e com o auxílio de máquinas da Patrulha Mecanizada, cujos equipamentos chegaram ao Município há quase dois anos, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Segundo o titular da Secretaria de Agricultura e Pecuária, engenheiro Miguel Dias, as estradas de Engenheiro Passos atendidas nesta etapa do programa são as seguintes: Valparaíso, Morro do Carrapato, Paredão e da Água Branca. As estradas estão recebendo serviços de ensaibramento, nivelamento do piso e limpeza das margens de mananciais. Para a execução destas ações, as equipes de operários vêm utilizando uma máquina motoniveladora, uma máquina retroescavadeira e três caminhões.

Já a estrada da Boca do Leão, cujo acesso para os motoristas provenientes da região central de Resende acontece logo após o Loteamento Vila Vicentina II, o secretário de Agricultura e Pecuária informou que ela vai ser atendida ainda neste mês com a recuperação dos trechos mais críticos, a limpeza das margens e o patrolamento da via.

Miguel Dias acrescenta que o trabalho de conservação e manutenção permanentes das estradas rurais realizado pela administração do prefeito José Rechuan (PP) tem ajudado a diminuir os transtornos que normalmente afetam as vias vicinais durante o período das chuvas de verão.

- Para se ter uma idéia da importância da Zona Rural, basta lembrar que cerca de 89 por cento do território de Resende são formados por comunidades localizadas nesta região do Município, e apenas 11 por cento estão na área urbana. É preciso destacar ainda que a conservação das estradas rurais representa apenas uma das ações desenvolvidas pela Prefeitura com o objetivo de garantir não apenas o escoamento da produção agrícola e leiteira, mas também no sentido de assegurar condições de uma vida mais digna ao homem do campo e à sua família - declarou o secretário, acrescentando que neste ano nenhum trecho foi interditado, o que, no seu entendimento, "indica a eficiência do trabalho realizado".

Palavras chaves: ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO