10/02/2009

Estrada da Limeira deverá ser liberada até amanhã

Rompimento de bueiro impede o tráfego de veículos nesta via

Estrada da Limeira deverá ser liberada até amanhã

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança espera liberar até a manhã desta quarta-feira, dia 11, o tráfego de veículos na estrada da Limeira, que liga Resende ao município paulista de Arapeí. Com a forte chuva de ontem à noite, houve o rompimento de um bueiro no quilômetro 8 desta via, próximo à localidade conhecida como “Fazenda do Jairo”, o que provocou o fechamento da estrada para o tráfego de veículos. Operários da Prefeitura trabalham desde o começo da manhã de hoje com o objetivo de liberar o trecho interditado. A chuva de ontem causou interdições também nas estradas Vargem Grande-Fumaça e Resende-Riachuelo. No caso da Vargem Grande-Fumaça, o tráfego de veículos já se normalizou.

Visando agilizar a liberação da estrada da Limeira, a Prefeitura inicia ainda hoje a construção de uma travessia improvisada, que será revestida com a colocação de saibro. O diretor de obras do Município, engenheiro Miguel Dias, adiantou, no entanto, que no local deverá ser construída uma obra de infra-estrutura para garantir o escoamento da água, diminuindo dessa maneira os riscos de transtornos neste ponto. O prazo para a execução desta obra será de 90 dias.

- Através da travessia improvisada que já estamos providenciando, esperamos ter condições de liberar o tráfego de veículos até amanhã (quarta-feira). Essa travessia vai permitir a retomada da circulação de veículos de passeio, caminhões e ônibus, os quais não puderam passar pela estrada hoje (terça-feira), deixando os moradores das comunidades rurais localizadas às margens desta via sem condições de chegarem à área urbana de Resende – declarou Miguel, acrescentando que a linha circular de ônibus entre as duas cidades, os caminhões responsáveis pelo escoamento da produção agropecuária e os veículos do transporte escolar foram diretamente afetados pelo problema.

Com a interdição, as únicas alternativas para quem realmente precisava vir de Arapeí a Resende nesta terça-feira foram os deslocamentos pelos municípios de Barra Mansa ou Silveiras, este no estado de São Paulo. No caso das duas opções, o percurso aumentou em pelo menos mais uma hora.

OUTRAS ESTRADAS - Já na estrada Resende-Riachuelo, via pela qual é feita a ligação de Resende com o município paulista de São José do Barreiro, a Prefeitura também registrou o rompimento de um bueiro. O problema ocorreu no quilômetro 6, próximo ao Pesque-Pague. A recuperação do trecho atingido também está sendo realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança. O diretor de obras acredita que, no caso deste ponto, o tráfego estará liberado até o final da tarde de hoje. Miguel Dias e o titular da Secretaria, engenheiro Rubens Almada, acompanharam pessoalmente pela manhã a recuperação do trecho atingido nesta via.

Na estrada Vargem Grande-Fumaça, por sua vez, o problema verificado foi a queda de barreiras, o que impediu a circulação de veículos na manhã desta terça-feira. As barreiras foram removidas e o tráfego nesta estrada já voltou a ser feitos.

Palavras chaves: CHUVAS