11/02/2009

Prefeitura registra queda de barreiras na Boca do Leão

Estrada da Limeira continua interditada

Crédito: Wagner Alves

A chuva que caiu na noite de terça para quarta-feira atrasou os trabalhos de construção de uma travessia provisória no quilômetro 8 da Estrada da Limeira, que está interditada há quase 48 horas devido ao rompimento de um bueiro. O diretor de Obras da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, engenheiro Miguel Dias, trabalha agora com a possibilidade de liberar o tráfego de veículos na estrada até a manhã desta quinta-feira, dia 12. A estrada liga Resende ao município paulista de Arapeí.

- Na manhã de ontem, terça-feira, operários da Prefeitura foram deslocados imediatamente ao local com a missão de construir um novo bueiro e uma travessia provisória. Ocorre que a chuva prejudicou a realização destes serviços. Diante disso, continuamos trabalhando no sentido de concluir essa passagem o mais rápido possível para liberar o tráfego até a manhã desta quinta-feira. É preciso, no entanto, que não chova forte nas próximas horas, pois caso contrário os trabalhos vão ser novamente prejudicados – disse Miguel.

O diretor da Secretaria reafirmou que, paralelo a construção desta travessia provisória, a Prefeitura planeja realizar outras obras de infra-estrutura no trecho afetado, entre elas a construção de muros de encostas para diminuir os riscos de transtornos aos motoristas que passam pelo local. Estas obras deverão ser realizadas em três meses.

- A travessia provisória vai assegurar condições para a retomada imediata do tráfego de veículos na estrada da Limeira, mas o trecho requer outras obras, motivo pelo qual já iniciamos os procedimentos necessários à realização destes trabalhos – disse Miguel, frisando novamente a importância da via para o escoamento da produção agropecuária e o transporte escolar.

Nesta quarta-feira, a Prefeitura enviou também operários para a Estrada da Boca do Leão, onde foram registradas novas quedas de barreiras por causa das chuvas. Em razão deste problema, o tráfego de veículos na localidade está sendo feito com muita dificuldade. Agora à tarde, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança foi informada sobre a ocorrência de um desmoronamento na estrada que liga o distrito de Engenheiro Passos ao município mineiro de São Lourenço. A responsabilidade pela conservação desta via cabe ao DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre), mas segundo as primeiras informações, o incidente não chegou a provocar interdições.

Palavras chaves: RESENDE-ARAPEÍ