05/07/2011

Estacionamento irregular de caminhões será reprimido pela Guarda Municipal

Prefeitura vai reforçar também operações contra animais soltos pelas ruas

Estacionamento irregular de caminhões será reprimido pela Guarda Municipal

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) determinou à Superintendência de Transporte e Trânsito do Município e à Guarda Municipal que intensifique a fiscalização para reprimir o estacionamento irregular de caminhões no perímetro urbano, além de garantir o cumprimento da lei municipal 2.014/1997, que proíbe a entrada na cidade de veículos com capacidade acima de quatro toneladas pela Avenida Marechal Castelo Branco (Bairro Comercial) - foto, nos horários de 11h30m às 13h30m e de 16h30m às 18h30m.

Segundo o prefeito, a determinação tem como objetivos assegurar a fluidez do trânsito, evitar a parada de caminhões em locais proibidos e garantir a segurança de motoristas e pedestres, por meio do diminuição dos riscos de acidentes.

Entre os locais que vão ser fiscalizados estão vias do bairro Paraíso, e as Avenidas General Affonseca (Alvorada) e Francisco Fortes Filho (Acesso Oeste).

A fiscalização determinada pelo prefeito estende-se também aos ônibus clandestinos, cuja circulação será reprimida pelos agentes da Superintendência de Transporte com o apoio da Guarda Municipal.

A Avenida Francisco Fortes Filho, que vem sendo asfaltada por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, representa atualmente uma dos acessos principais à região urbana de Resende para os motoristas provenientes da Via Dutra.

Já a General Affonseca é uma das vias alternativas utilizadas pelos motoristas no sentido Grande Alegria-Manejo-Centro, e vice-versa.

Segundo a lei 2.014/1997, os motoristas de caminhões que transportarem cargas de concreto, materiais de construção e mudanças, entre outros casos, acima da capacidade permitida só poderão descarregar as mercadorias mediante uma licença obtida junto à Prefeitura com os horários e itinerários a serem cumpridos.

- Desde 2009, a nossa administração tem trabalhado muito visando disciplinar a circulação de veículos nas ruas e avenidas de Resende. Tudo começou com as modificações no sistema viário da cidade, passando pela instalação de placas informativas, semáforos e pinturas de faixas destinadas aos pedestres, entre outras ações. O reforço na fiscalização determinado esta semana faz parte das medidas que continuamos adotando para manter a ordem no trânsito – declarou o prefeito.

ANIMAIS SOLTOS PELAS RUAS – Outra medida determinada esta semana pelo prefeito José Rechuan (DEM) foi a realização de um estudo por parte da Procuradoria Jurídica do Município visando à formalização de um convênio entre a Prefeitura e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para o recolhimento de animais de grande porte apreendidos nas vias públicas.

Atualmente, os animais recolhidos nas ruas da cidade são levados para a sede do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), no Loteamento Vila Vicentina II, por um caminhão destinado à realização específica deste serviço.

Entre as penalidades previstas aos proprietários dos animais estão a aplicação de uma multa diária no valor de R$ 13,50 pela permanência no pátio da unidade e de outra multa fixada em R$ 105,00. Estes valores poderão ser dobrados em casos de reincidência.

- Vamos intensificar também a fiscalização sobre a existência de animais soltos pelas vias públicas, pois a ocorrência destes casos pode provocar acidentes, causando riscos à integridade física das pessoas, e atrapalha diretamente o fluxo do trânsito – concluiu o prefeito.
Palavras chaves: TRÂNSITO