22/04/2009
Estação de Tratamento de Esgoto em Mauá deverá ficar pronta este ano
Parceria da Prefeitura com Estado vai garantir realização da obra
Crédito: Arquivo: ACOM/PMR
Os moradores de Visconde de Mauá (foto) serão beneficiados com uma Estação de Tratamento de Esgoto, cuja obra começa em breve e deverá estar concluída ainda neste ano. A construção desta unidade representa uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado na área do saneamento básico. O acordo entre os governos estadual e municipal prevê ainda a reurbanização da Vila de Mauá e asfaltamento da Estrada Parque, que liga Penedo a Mauá.
Com o objetivo de debater algumas questões relacionadas a esta obra, o presidente da SANEAR (Agência de Saneamento Básico do Município de Resende), Alcides de Carli; o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, Rubens Almada; e o presidente da AMAR (Agência de Meio Ambiente do Município de Resende), Paulo José Fontanezi, estiveram, semana passada, no Rio de Janeiro, onde se reuniram com diretores do INEA (Instituto Estadual do Ambiente).
Pelo projeto original de saneamento básico para Visconde de Mauá, o governo do estado do Rio de Janeiro será responsável pela canalização da rede de esgoto das caixas coletoras, localizadas nas calçadas das ruas, até a Estação de Tratamento, além da própria construção desta unidade. Em contrapartida, a Prefeitura ficará responsável pela ligação das residências às caixas coletoras e de gordura. Posteriormente, a operação da ETE também será uma atribuição do município.
Segundo o presidente da SANEAR, Alcides de Carli, “a estação é uma conquista, principalmente para o meio ambiente da região de Visconde de Mauá”. Isso porque, atualmente, o lançamento do esgoto acontece in natura no Rio Preto. Já o presidente da AMAR, Paulo Fontanezi, acrescentou que cerca de 800 imóveis, entre residenciais e comerciais, serão contemplados com o projeto. Segundo ainda Fontanezi, aproximadamente 20 outras casas receberão fossas e filtros do INEA para o sistema de esgoto, fazendo com que a totalidade dos imóveis seja atendida pelo serviço.
- Com a realização destas melhorias, estaremos trilhando outro passo importante no sentido de que a água do rio Preto volte a ser pura e cristalina – assegurou Fontanezi.
Palavras chaves: QUALIDADE DE VIDA