01/10/2012

Estações Ferroviárias de Resende são vistoriadas pelo Iphan

Imóveis serão municipalizados e passarão por obras de revitalização

Estações Ferroviárias de Resende são vistoriadas pelo Iphan

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O secretário municipal de Governo e curador do Patrimônio Histórico do Município, Jaime Mattos, acompanhou na última sexta-feira, dia 28, a visita do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) às Estações Ferroviárias Agulhas Negras (Campos Elíseos) e Engenheiro Passos. A vistoria teve o objetivo de realizar estudos para elaboração do termo de cessão de uso dos imóveis, documento que será assinado entre o órgão federal e o município.

O trabalho foi realizado pela arquiteta Meise Paes e pela museóloga Fátima Bevilaqua. As representantes do IPHAN analisaram as condições físicas das duas estações e coletaram informações técnicas e históricas. Além disso, registraram a visita por meio de fotos dos locais, tanto da parte interna quanto externa.

Segundo Jaime Mattos, a intenção da Prefeitura é a municipalização dos imóveis, uma vez que os mesmos ainda estão sob a responsabilidade do IPHAN. Com a transferência, o governo municipal terá autonomia para execução de projetos de revitalização dos espaços e implantação de serviços que contemplarão diretamente a população.

Neste sentido, o secretário de governo destaca as obras de reforma da Estação de Engenheiro Passos, uma antiga solicitação da comunidade local. O projeto, que seria colocado em prática no início da atual administração, precisou ser adiado por causa de entendimentos entre a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e o IPHAN. Tão logo o documento seja assinado, a intenção da Prefeitura é retomar imediatamente as ações para a revitalização do local.

- A decisão vai colocar fim aos transtornos causados aos moradores, principalmente, em relação à falta de segurança no entorno desse espaço. Além disso, vamos resgatar a importância histórica da estação para o distrito de Resende - disse.

Em relação à Estação Agulhas Negras, o espaço já abriga alguns serviços, como o setor administrativo da MRS Logística, concessionária que administra a linha férrea, a Junta Comercial e as oficinas de artesanato promovidas pela Prefeitura. Além da sede principal da estação, a administração municipal está solicitando ao IPHAN a incorporação de um galpão que fica ao lado.

De acordo com Meise Paes, arquiteta do IPHAN, além dos serviços sociais, a finalidade é que as estações se tornem espaços culturais que mantenham viva a história.

- São estruturas que podem se tornar ativas na vida das pessoas, mostrando sua importância histórica e social - finaliza.

Palavras chaves: PATRIMÔNIO