Desenvolvimento Rural

26/07/2013

Estão abertas as inscrições para novos cursos voltados para produtores rurais

Inscrições podem ser feitas na Secretaria de Agricultura e Pecuária ou no Sindicato Rural

Estão abertas as inscrições para novos cursos voltados para produtores rurais

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria municipal de Agricultura e Pecuária, em parceria com o Sindicato Rural de Resende, está com as inscrições abertas para dois novos cursos voltados à capacitação de produtores rurais, que serão realizados durante o mês de agosto. Todos os anos a secretaria elabora um calendário de cursos baseado nas necessidades dos produtores rurais do município, visando dar oportunidades para que eles aprimorem seus conhecimentos e sua produção.

O primeiro curso será o de Aplicação de Agrotóxico com Pulverizador Costal, que tem como objetivo orientar os participantes sobre como proceder na aplicação de agrotóxicos com pulverizador costal sobre manejo correto de produtos agrotóxicos. De acordo com o técnico em agropecuária da Secretaria, Rodrigo Correia, as aulas acontecerão nos dias 5, 6 e 7 de agosto, no JN Hortaliças, em Engenheiro Passos, das 8 às 17 horas. O segundo curso será de Inclusão Digital Rural, que acontecerá no dia 9, das 8 às 17 horas, na Comunidade Terra Livre.

- Para cada curso, a secretaria disponibiliza 15 vagas para que os alunos consigam ter um bom aproveitamento. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Secretaria, que fica no Parque de Exposições, ou no Sindicato Rural, que fica localizado na Avenida Saturnino Braga, nº 350. Nos locais, os produtores também podem se inteirar sobre os próximos cursos que estiverem programados e até se inscrever com antecedência - explicou Rodrigo.

Além dos dois cursos, a Secretaria de Agricultura também inicia no dia 6 de agosto o curso de "Produtor de Olerícolas", através de uma parceria entre SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sindicato Rural e Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Para este curso, as 15 vagas já estão preenchidas. Os alunos inscritos estão todos cadastrados no CADÚnico, que é um dos requisitos. O curso terá uma carga horária de 200 horas (cerca de três meses), com aulas às terças, quartas e quintas-feiras, das 13 às 17 horas. As aulas teóricas acontecerão no Sindicato Rural e as aulas práticas na Horta do bairro Vila Isabel e na JN Hortaliças, em Engenheiro Passos.

Eles receberão instruções de como gerenciar a atividade produtiva de olerícolas (olericultura de legumes, raízes, bulbos, tubérculos, talos, folhas, flores, frutos e sementes), o manejo e fertilidade do solo; selecionar ou produzir insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, etc.); executar o plantio, produção de mudas e transplantio; realizar tratos culturais, colheita, pós-colheita; operar máquinas e equipamentos; e observar a legislação para produção e comercialização dos produtos e os procedimentos de segurança do trabalho.

Palavras chaves: AGRICULTURA