Superintendência de Eventos

26/09/2019

ESQUEMA DE SEGURANÇA DA 52ª EXAPICOR SERÁ REFORÇADO E CONTARÁ COM APOIO DA CAVALARIA

Trabalho será desenvolvido em parceria entre a Prefeitura, a Polícia Militar e a organização do evento, com segurança particular

Crédito: Carina Rocha

Prestes a iniciar mais uma edição da tradicional Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende, a Prefeitura de Resende, junto a organização do evento e ao 37º Batalhão de Polícia Militar, já traçou o esquema de segurança para a festa. O objetivo é fazer com que a Exapicor ocorra de maneira tranquila e que os visitantes mais uma vez possam desfrutar da festa em segurança. Além do contingente normalmente utilizado, as equipes contarão com atuação da cavalaria.

O esquema de segurança do evento, de acordo o comandante da Guarda Civil Municipal, Cesar Laurindo, terá a atuação da própria GCM, com cerca de 40 homens, além de seguranças particulares, cujo contingente será de aproximadamente 100 controladores de público. Essa força será reforçada com agentes do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com 150 homens.

A GCM terá atuação na manutenção da ordem tanto dentro da Área de Exposições, quanto no trânsito, no perímetro da festa, controlando a área de acesso dos veículos e pedestres. Ainda de acordo com o comandante, o efetivo é extremamente preparado para corresponder à confiança dos visitantes e a equipe trabalhará com atenções redobradas.

- No ano passado, devido ao trabalho desenvolvido em conjunto, já não tivemos nenhuma ocorrência grave. É importante lembrar que a Exapicor é o maior evento da região, então a estrutura e a estratégia montadas requerem toda atenção que um evento desse porte precisa. A Prefeitura se preocupa muito e age preventivamente para garantir a segurança dos visitantes. Tudo para que as pessoas possam desfrutar da programação e assistir aos shows seguros – ressalta o comandante da Guarda Civil Municipal.

Nesta edição, entre os 150 homens da Polícia Militar, seis serão da cavalaria. O policiamento montado é um importante reforço para a estratégia de segurança ao lidar com multidões, uma vez que os policiais possuem uma visão privilegiada, podem se locomover com maior rapidez, podem acessar alguns locais que os carros não podem, como becos e terrenos com lama, entre outros benefícios.

Palavras chaves: Exapicor 2019