10/01/2012

Esquema de prontidão contra chuvas mobiliza secretarias municipais

Defesa Civil amplia sistema de alerta para famílias que moram às margens de rios

Esquema de prontidão contra chuvas mobiliza secretarias municipais

Crédito: Wagner Alves - ACOM PMR

Com o objetivo de reduzir os impactos causados por possíveis inundações em rios e córregos que cortam o Município na época das chuvas, técnicos da Defesa Civil da Prefeitura vêm intensificando o monitoramento do Rio Paraíba do Sul. Outra medida adotada pelos técnicos a partir da segunda quinzena de dezembro do ano passado tem sido o reforço do contato com a Prefeitura de São José do Barreiro, cidade no qual se localiza a nascente do Rio Sesmarias, que é considerado um dos pontos críticos de Resende neste período do ano. Segundo o diretor da Defesa Civil, Lindomar Miranda, a Prefeitura realiza a medição diária no Rio Paraíba do Sul e mantém contato permanente com a Represa do Funil. Apesar da grande quantidade de chuvas nos últimos dias, o nível deste manancial, de acordo com o que foi informado à Prefeitura, continua normal. Com relação ao Rio Sesmarias, foi marcada para a tarde desta terça-feira, dia 10, mais um encontro de Lindomar com representantes da Prefeitura de São José do Barreiro visando tornar ainda mais rápido o atendimento aos moradores em caso de tempestades na cidade paulista. A ocorrência de duas trombas d`água em São José do Barreiro, nos meses de março e dezembro de 2010, elevou o nível do Rio no trecho que corta Resende, alagando diversas casas nos bairros Parque Ipiranga, Jardim Brasília, Jardim Jalisco, Barbosa Lima e Centro. A agenda desta reunião previa também a participação do secretário municipal de Obras da Prefeitura de Resende, engenheiro Rubens Almada. - Até o momento não houve registros de incidentes no Rio Sesmarias, mas estamos mobilizados para alertar as famílias residentes às margens do manancial, as entidades cadastradas e as equipes do Plano de Contingências a Emergência do Município. Em caso de fortes chuvas no Estado de São Paulo, seremos imediatamente informados. A partir disso, realizaremos os contatos com colaboradores e voluntários da Defesa Civil, seguindo rapidamente também com nossas equipes aos locais visando orientar com antecedência as famílias – diz o diretor, lembrando que encontram-se em andamento obras de prevenção contra chuvas no Rio Sesmarias, totalizando investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões. Para diminuir a possibilidade de problemas durante a época das chuvas, a Prefeitura vem intensificando ainda a realização de obras de infra-estrutura. A foto retrata serviços de drenagem e pavimentação executados na região do Surubi.
Palavras chaves: AÇÕES REFORÇADAS