Esporte e Lazer

24/01/2013

Esportes e Lazer virou secretaria neste ano e já trabalha novos projetos para Resende

Domingo no Parque é uma das ações que continua com força total em 2013

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, segue no planejamento para o setor, e destaca os novos projetos que já estão sendo trabalhados, como a criação de um Centro de Treinamento de Lutas, de Parque Aquático e de Centros de Treinamentos Esportivos de Resende (CETER). Segundo o titular da pasta, Fernando Menandro, com a mudança no setor, após a reforma administrativa, as ações serão fortalecidas.

- Pela primeira vez Resende tem, dentro do primeiro escalão da estrutura administrativa, o Esporte e Lazer. Isso demonstra a atenção que o prefeito José Rechuan tem com o setor. Estamos iniciando um novo momento que seguirá avançando, oferecendo mais esporte e lazer de qualidade para nossos moradores e atletas - destaca o secretário Menandro.

Nos últimos 12 anos, o setor era desenvolvido através da autarquia, a Fundação Resende Esporte (FUNRESP), e a partir deste ano, passa a contar com uma nova estrutura, dentro da administração municipal. De acordo com Fernando Menandro, os trabalhos contarão com novos setores, para Projetos de Incentivos, Projetos vinculados a Rio 2016, Relações Institucionais para Captação de Eventos Esportivos, dentre outros.

- Além da garantia de recursos municipais e apoio pleno para captação de recursos em outras esferas de governo, a Secretaria veio num momento importante, pela proximidade com a Copa Mundo, em que o Rio de Janeiro é uma das sedes, e também com as Olimpíadas de 2016 - comenta o secretário.

Com a Secretaria de Esportes e Lazer os projetos seguem sendo trabalhados, como a criação dos Centros de Treinamentos de Resende (CETER), que contará com sedes no Paraíso, Região das Barras, Tobogã e Cidade Alegria.

- Ainda temos os projetos de construção do Centro de Lutas, na Cidade Alegria, e ainda, do Parque Aquático, em local a ser definido, e a utilização do Clube do Paraíso como um grande espaço esportivo e de lazer - afirma Menandro.

Conforme explica o secretário, os projetos em andamento seguem sendo realizados, como por exemplo, o Projeto Futebol Cidadão, e os apoios às associações esportivas em diversas modalidades. "E vamos trabalhar o Calendário de Esportivo, que foi aprovado ainda no ano passado durante o Fórum de Esporte", diz Fernando Menandro.

DOMINGO NO PARQUE - Outro projeto que terá sequência é o Domingo no Parque, que todos os domingos, das 09 horas ao meio-dia, oferece um espaço para prática esportiva e de lazer para os moradores. O projeto é realizado com o fechamento da Avenida Rita Ferreira da Rocha, em frente ao Parque das Águas, no trecho entre as Ruas Augusto Xavier de Lima, onde fica o Centro Administrativo da Prefeitura, e Custódio José de Melo, após o Parque.

Desenvolvido pela Prefeitura, o projeto reúne vários setores da administração municipal, como Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e Secretaria de Saúde. No Domingo no Parque, são oferecidas diversas atividades gratuitas de lazer como basquetinho, skate, patinação, bambolê, jogos de mesa e futebol infantil, além de brinquedos infláveis e muita brincadeira.

Palavras chaves: ESPORTE