Assistência Social e Direitos Humanos

04/05/2011

Espaço Z terá auditório com 108 lugares

Projeto de revitalização do imóvel é apresentado pela Secretaria de Urbanismo e Arquitetura

Espaço Z terá auditório com 108 lugares

Crédito: Divulgação - PMR

Através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura, a Prefeitura conclui nos próximos dias a elaboração do projeto técnico para a revitalização do Espaço Z, que se localiza no Centro Histórico, ao lado da APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende). Orçado em R$ 350 mil, os serviços estão programados para serem realizados ainda este ano, e fazem parte do Projeto Urbano Humano. Por determinação do prefeito José Rechuan (DEM), o espaço cultural, onde durante muitos anos funcionou o Supermercado dos Produtores, passará por uma reforma geral, vai ganhar um auditório com capacidade para 108 pessoas e terá o acesso totalmente adaptado aos cidadãos portadores de necessidades especiais. Pelo projeto, o Espaço Z, que possui uma área construída de 511,95 metros quadrados, vai ganhar um grande salão destinado à realização de exposições, ocupando uma área de 265 metros quadrados. Haverá ainda nesta nova divisão espaços para mesas e cadeiras e um palco removível. Uma escada levará a um mesanino, de 57 metros quadrados, que poderá ser utilizado pelo público para interação ou alimentação. O projeto prevê ainda, entre outras dependências, a construção de três banheiros, sendo um deles adaptado às pessoas com necessidades especiais. O titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura, arquiteto Ton Kneip, frisa ainda que nas áreas laterais externas será realizado um trabalho de paisagismo, com jardins e a instalação de nove bancos. Uma das novidades previstas no projeto será a construção de um auditório para apresentações, cuja área será de 143,05 metros quadrados, sendo 49 metros quadrados reservados ao palco, que vai ser feito com material acústico e terá piso de carpete. Ao todo, no auditório, vão ser instalados 105 poltronas e três espaços específicos para os cadeirantes. BANCOS NA PRAÇA – A Secretaria de Urbanismo e Arquitetura informou que nas próximas semanas a Prefeitura inicia a colocação de 30 novos bancos na Praça Oliveira Botelho. A instalação destes equipamentos representa a segunda etapa dos serviços de revitalização deste logradouro. A fase inicial das obras nesta praça – que consistiu na abertura de novos espaços para a circulação e estacionamento de veículos, instalação de novos postes e construção de três trechos de calçadão, além da pintura de faixas de sinalização e instalação de placas informativas do sistema viário, entre outras ações – foi inaugurada pela Prefeitura em dezembro do ano passado. Os novos bancos serão todos padronizados e feitos de concreto. Eles representam um investimento de aproximadamente R$ 11.500,00 em recursos próprios do Município.
Palavras chaves: PATRIMÔNIO HISTÓRICO