15/12/2016
Espaço Z atrai milhares de pessoas e se destaca entre as ações de Cultura
“Avançamos muito”, afirma Rechuan, ao fazer balanço sobre investimentos no segmento cultural
Crédito: Divulgação
Em julho de 2012, último ano do primeiro mandato do prefeito José Rechuan, a administração municipal inaugurou as obras de revitalização do Espaço Z, tornando realidade um espaço cultural mais amplo, bonito e confortável para a população do Município. Ao fazer um balanço nesta quinta-feira, dia 15, dos investimentos principais na área da cultura, ao longo dos seus dois mandatos à frente da Prefeitura de Resende (2009-2012 e 2013-2016), Rechuan relacionou a reforma do Espaço Z como uma das realizações principais do setor neste período.
O imóvel onde se localiza este espaço cultural foi construído há 102 anos e é tombado pelo patrimônio histórico do Município. Com as obras realizadas pela Prefeitura de Resende há quatro anos, o espaço ganhou um auditório com capacidade para 102 pessoas e um palco no mesmo compartimento destinado à encenação de peças teatrais e realização de encontros, entre eles conferências e seminários.
Além disso, o local ganhou três novos banheiros, um deles adaptado para pessoas com deficiência; um mezanino e um salão para exposições e apresentações musicais. Só neste salão, um levantamento divulgado recentemente pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda mostra que mais de 20 mil pessoas visitaram as exposições depois da reinauguração do Espaço Z.
- Através da reforma do Espaço Z, transformamos em realidade mais um trabalho concreto da nossa proposta de revitalizar o Centro Histórico de Resende – declarou o prefeito.
Dentro ainda desta proposta – a revitalização do Centro Histórico – a administração do prefeito José Rechuan adquiriu em 2010, com recursos próprios, as instalações do Cine Vitória, cuja construção ocorreu em 1945. A compra do espaço pelo poder público municipal representava uma das reivindicações principaisdo segmento cultural da cidade. Graças a esta iniciativa da Prefeitura de Resende, o Cine Vitória se tornou de fato uma propriedade da população.
Outro avanço apontado pelo prefeito na área da cultura foi a inauguração da nova sede da Biblioteca Municipal Jandyr César Sampaio, que passou a funcionar num casarão situado na Rua do Rosário, ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, também no Centro Histórico. A nova biblioteca dispõe de um espaço específico para pessoas com deficiência visual, outro destinado à exibição de filmes e um local próprio para a realização de oficinas e palestras, entre outros eventos.
A realização das edições anuais do Festival Nacional de Teatro, as quais, só nos últimos anos, atraíram mais de 60 mil expectadores; a revitalização do prédio histórico da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda; e a ampliação dos cursos de iniciação ao teatro e à música da Escola Municipal de Artes Vicente Senna, foram outras iniciativas destacadas pelo prefeito José Rechuan e realizadas a partir de 2009, além das exposições e eventos do MAM (Museu de Arte Moderna).
Rechuan frisou ainda as exposições e palestras promovidas pelo Arquivo Histórico do Município, entre elas sobre o centenário de nascimento do ex-vereador e governador Badger da Silveira Filho e da nomeação do primeiro prefeito de Resende, Antônio Pereira Botafogo, ocorrida em 1913; e o lançamento do livro e da galeria de fotografias sobre os 45 prefeitos que administraram a cidade desde aquele ano. A galeria com fotografias do ex-prefeito pode ser visitada pela população, no salão nobre da Casa da Cultura, de 8 às 18 horas (segunda a sexta-feira).