Governo

30/04/2013

Espaço do GSSAN será cedido para funcionamento da Escola Técnica Federal

Instituto Federal vai oferecer cursos técnicos de qualificação, de graduação e pós-graduação, além de formação continuada

Espaço do GSSAN será cedido para funcionamento da Escola Técnica Federal

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A administração do prefeito José Rechuan (PP) dará um importante passo para instalação do campus do IFRJ (Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Rio de Janeiro) no Município. Nesta terça-feira, dia 30, a Prefeitura recebeu oficialmente, em cumprimento à decisão judicial de desapropriação, o clube GSSAN (Grêmio de Subtenentes e Sargentos das Agulhas Negras), que através de projeto de Lei a ser encaminhado para a Câmara, será cedido para o funcionamento de escola técnica.

- A conquista do IFRJ é um ganho muito grande para Resende e também para região. Nossa cidade vem experimentando um crescimento econômico muito grande, com a vinda de diversas empresas, e é necessário garantir qualificação profissional para nossos moradores, e é isso que estamos buscando - destaca o prefeito Rechuan.

Conforme explica a secretária de Educação, Rosaly Azevedo, ainda não foram definidos os cursos que serão oferecidos no campus Resende do IFRJ, mas que a vocação automobilística da Região das Agulhas Negras poderá ser um dos focos.

- O prefeito vem trabalhando de forma consciente para garantir a qualificação profissional dos moradores de Resende. Primeiro, conquistamos o campus, estamos agora garantindo o espaço para funcionamento da escola e vamos continuar trabalhando para o que for necessário para a realização das atividades - comenta Rosaly.

Além dos cursos técnicos, o campus do IFRJ trará para Resende outras formas de ensino, como cursos de Graduação e Pós-Graduação, e cursos rápidos de formação continuada, que já existem no Município, através de parceria com o Campus Volta Redonda, com atividades realizadas em unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

- Vamos ter a possibilidade de formar muito mais profissionais, com certificação de uma unidade de formação federal, que irá se somar com toda a já existente no Município, oferecida pela UERJ, FAETEC, CEFET, CEDERJ, SENAI, SENAC, além das faculdades particulares - destaca Rosaly.

DESAPROPRIAÇÃO DO GSSAN - A Prefeitura tomou posse do Grêmio de Subtenentes e Sargentos das Agulhas Negras (GSSAN), no bairro Comercial, na tarde desta terça-feira, dia 30. O oficial de Justiça cumpriu a decisão judicial assinada pelo Juiz da 2ª Vara Civil, Marvin Ramos, passando o espaço para o Município. E ainda, no mesmo dia, o prefeito Rechuan encaminhou à Câmara um projeto de Lei definindo como será utilizado o local, que abrigará o campus do IFRJ.

- Este é um dos momentos mais emocionantes da minha administração, pois este passo que estamos dando mudará a vida de muitas pessoas, através da formação pelo IFRJ - afirmou Rechuan, destacando que o local abrigará também um espaço permanente para a Memória do GSSAN.

Na proposta, que irá para aprovação do Legislativo, o Município poderá efetivar a transmissão do direito de posse do GSSAN em favor da União, via Ministério da Educação, através do Centro Federal de Educação Tecnológica, para instalação da escola profissionalizante.

Palavras chaves: QUALIFICAÇÃO