28/01/2011

Parceria com a Prefeitura garante Resende na Primeira Divisão do Estadual

Escolinhas esportivas vão atender 900 atletas em 2011

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Um dos projetos realizados pela Prefeitura em parceria com o Resende Futebol Clube, as escolinhas esportivas para atletas de 7 a 17 anos deverão atender este ano cerca de 900 atletas, 300 a mais do que o número de jogadores contemplados no ano passado.

A previsão foi anunciada na manhã desta sexta-feira, dia 28, pelo presidente da FUNRESP (Fundação Resende Esportes), Vagner Barcelos.

Ele lembrou que o investimento nas categorias de base do futebol foi uma das exigências da Prefeitura para a formalização do convênio entre o Município e o clube que vem garantindo a participação do time profissional do Resende no Campeonato estadual da Primeira Divisão.

O presidente da FUNRESP lembra que a exigência do investimento nas categorias de base do Resende foi determinada pelo prefeito José Rechuan (DEM) em 2009, a partir da constatação de que a grande maioria do time profissional daquele ano era formada por jogadores de outros municípios.

Segundo Vagner Barcellos, além de revelar novos talentos para o time da cidade, o funcionamento das escolinhas esportivas de futebol tem como objetivo oferecer mais uma atividade de inclusão social para as crianças e adolescentes do Município.

- A Prefeitura parte do entendimento de que a construção de um futuro melhor para a população de Resende começa com ações voltadas à ocupação integral do tempo das crianças e adolescentes. Por isso, uma das exigências para fazer parte das escolinhas esportivas é estar justamente matriculado em algum colégio da cidade. O atleta estuda em um turno do dia, e no outro realiza os treinamentos nas escolinhas. Este ano não será diferente – declarou Vagner.

As escolinhas da Prefeitura implantadas por meio da parceria com o Resende funcionam nos seguintes bairros: Jardim Esperança, Fazenda da Barra II, Morada da Barra, Paraíso, Surubi, Cidade Alegria, Engenheiro Passos, Nova Alegria, Jardim Primavera/Toyota e São Caetano.

Os instrutores são profissionais da própria FUNRESP, que participa do projeto também com a cessão de parte do material esportivo usado pelos atletas (foto). Além de oferecer kits esportivos aos jogadores, o Resende Futebol Clube é responsável pela capacitação e reciclagem dos instrutores das escolinhas.

A Fundação Resende Esportes vai divulgar ainda na primeira quinzena de fevereiro a abertura de inscrições aos atletas interessados em participar das escolinhas em 2011.

Já no ano passado a decisão da Prefeitura de investir nas categorias de base apresentou um resultado concreto: o time de juvenis do Resende Futebol Clube foi um dos destaques do campeonato estadual da categoria, que teve a participação de 20 equipes: o clube resendense ficou entre os oito primeiros colocados da competição.

Palavras chaves: FUTEBOL