16/08/2011
Escolinha da Prefeitura oferece aulas de natação para portadores de deficiência
Atividade faz parte do Programa Gente Eficiente, que foi lançado há dois anos pelo Município
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
A FUNRESP (Fundação Resende Esportes) continua com inscrições abertas para a escolinha de natação, que atende pessoas portadoras de deficiência auditiva, visual, física ou mental. A iniciativa faz parte do Programa Gente Eficiente, que foi implantado pela Prefeitura há cerca de dois anos com o objetivo de oferecer atividades esportivas e culturais para esse segmento da população (foto).
As inscrições estão sendo feitas na sede da FUNRESP, que funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, no Centro Administrativo da Prefeitura, ou através do telefone 3360-6164. Atualmente o projeto conta com 12 cidadãos matriculados.
As aulas desta escolinha de natação acontecem às terças e quintas-feiras, de 15 às 17 horas, e às quartas e sextas-feiras, de 9 às 11 horas, no CSSAN (Clube dos Sargentos e Subtenentes das Agulhas Negras), localizado no bairro Monte Castelo. Os alunos são orientados por profissionais de Educação Física, que trabalham desde a adaptação na piscina até os fundamentos do esporte.
De acordo com a presidente da FUNRESP, Sheila Freire, a aula inaugural aconteceu no dia 17 de junho, quando participaram alunos e responsáveis, representantes do CSSAN e da Fundação Resende Esportes. Neste dia foi realizada a apresentação das instalações do clube e dos professores que atuam no projeto. Desde então, os inscritos iniciaram as aulas práticas.
- O projeto representa um trabalho de inclusão social, tornando realidade também outra conquista de grande alcance social colocada em prática pela Prefeitura, dentro da área do esporte e do lazer. Além disso, a iniciativa mostra a determinação do prefeito José Rechuan (DEM) em ampliar cada vez mais as ações de inclusão para os cidadãos portadores de deficiência – afirma a presidente.
Uma das próximas ações do Programa Gente Eficiente para este segmento da população acontecerá em outubro, quando será lançado o curso de mergulho para pessoas com deficiência. A iniciativa será realizada em parceria com a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), que disponibilizará o espaço físico, equipamentos e profissionais. As inscrições serão divulgadas em breve pela FUNRESP.
Palavras chaves: ESPORTE E INCLUSÃO SOCIAL