11/02/2011
Escolas municipais vão ter Classes de Aceleração da Aprendizagem
Projeto vai atender 500 alunos em 16 unidades de ensino
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
Através da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura está implantando a partir deste mês, 24 classes de aceleração da aprendizagem, que vão atender cerca de 500 alunos com defasagem idade-série.
Este trabalho é fruto de uma parceria do governo municipal com o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Cultura e Ação Comunitária) e a Fundação Volkswagen. O programa beneficiará 16 unidades de ensino.
As Classes de Aceleração da Aprendizagem vão beneficiar alunos do segundo ao quarto ano do ensino fundamental, matriculados na rede municipal de ensino, com dois anos ou mais de repetência escolar, alfabetizados e não alfabetizados.
Segundo a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, foi realizado um levantamento nas escolas, através do qual a pasta constatou um grande numero de alunos com defasagem idade-série.
A partir disso, de acordo ainda com a secretária, houve a necessidade de buscar novas ações efetivas para o enfrentamento da repetência escolar.
O Programa de Aceleração da Aprendizagem prevê um trabalho diferenciado em sala de aula, formação continuada para os profissionais envolvidos e acompanhamento sistemático, durante os anos de 2011 e 2012, visando garantir a aprendizagem destes alunos.
A meta da Secretaria Municipal de Educação é que em 2013, os alunos atendidos nas classes de aceleração estejam preparados para ingressar no sexto ano do ensino fundamental.
Outra ação do Programa de Aceleração da Aprendizagem na rede municipal de ensino é a oferta do reforço escolar.
- O reforço escolar, além de completar o trabalho das classes de aceleração atendendo alunos não alfabetizados, será uma ação preventiva, pois atenderá os alunos com um ano de repetência escolar, a fim de garantir sua aprendizagem e aprovação com isso prevenir a defasagem idade-série. As aulas do reforço acontecerão no contraturno ou no mesmo turno, ampliando a carga horária para os alunos que precisarem.
As escolas onde haverá classes de aceleração de aprendizagem são as seguintes: Escola Municipal Bairro Cabral (Cabral) - foto, Escola Municipal Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), CIEP 347 – Dr. Jorge Miguel Jayme (Toyota), Escola Municipal Esther Politi (Fazenda da Barra I), Escola Municipal Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Escola Municipal Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Escola Municipal Francisco Quirino (Mauá), Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade da Alegria), Escola Municipal Dona Mariúcha (Santo Amaro), Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Escola Municipal Surubi (Surubi), Escola Municipal Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Escola Municipal Clotilde de Souza Ferreira (Fazenda da Barra III), Escola Municipal Lídia Pires de Magalhães (Itapuca) e Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade da Alegria
Palavras chaves: EDUCAÇÃO