09/01/2013

Escolas Municipais da Zona Rural de Resende recebem sinal de Internet

Em algumas localidades, sinal de internet é aberto a toda a comunidade

Escolas Municipais da Zona Rural de Resende recebem sinal de Internet

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende está levando a Internet para todas as escolas da zona rural do município. Das 16 unidades de ensino no campo, 11 já têm sinal de Internet. Nas outras cinco restantes, o sistema está em fase de implantação. Em algumas localidades, como a Vila da Fumaça, o sinal que chega para a escola é aberto para a comunidade através da tecnologia sem fio.

A iniciativa faz parte do projeto de informatização das unidades de ensino da rede municipal que está sendo implantado pela Diretoria de Tecnologias Educacionais, da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a Secretária de Educação do município, professora Rosaly Azevedo, o objetivo é estimular o uso de tecnologias e de novas práticas pedagógicas no ensino das disciplinas curriculares de forma interdisciplinar além de modernizar e agilizar o trabalho dos setores administrativos das escolas.

Para ela, a iniciativa representa mais um importante passo da Prefeitura visando à modernização das escolas, que nos últimos três anos ampliou o número de laboratórios de informática, entregou notebooks para professores, diretores e orientadores pedagógicos, lousas digitais, carteiras informatizadas, além de ter informatizado os setores administrativos das escolas e creches e investido na capacitação de professores e funcionários administrativos para o uso dessas ferramentas.

- Utilizar o computador e acessar a Internet é alguns dos requisitos básicos da atualidade. Nosso projeto é que todas as unidades da rede sejam contempladas com essas ferramentas tecnológicas que muito auxiliarão e complementarão os conteúdos trabalhados em sala de aula - disse Rosaly.

As escolas municipais da Zona Rural que possuem Internet são as seguintes: Adelaide Lopes Salgado (Capelinha), Chico Mendes (Fazenda da Ponte), Francisco de Souza Aguiar (Pedra Selada), Francisco Quirino Diniz (Visconde de Mauá), Francisco Tavares Resende (Sertãozinho), Hetelvina Carneiro (Vargem Grande), João Rodrigues (Vila da Fumaça), Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari), Rio Preto (Pedra Selada), Santa Maria (AMAN), São Vicente Ferrer (Vila da Fumaça). Nas demais unidades de ensino da zona rural, o serviço ainda está em fase de implantação.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO