19/04/2010

Escolas Municipais começam a receber novos computadores

Prefeitura reforça ações pela inclusão digital de estudantes

Escolas Municipais começam a receber novos computadores

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Por meio do ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação), do Governo Federal, 23 escolas da rede municipal de ensino estão recebendo novos computadores para a implantação de laboratórios de informática. O objetivo deste programa é promover a inclusão digital e o uso pedagógico da informática nas escolas da rede pública, fornecendo computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Segundo a gerente de Informática da Secretaria Municipal de Educação, Elaine Duarte Rezende, já foram contempladas na cidade, 20 escolas municipais da área urbana, que atendem alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. As escolas beneficiadas são as seguintes: Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Bairro Vicentino (Vila Vicentina), Rompendo o Silêncio (Alvorada), Surubi, Sagrado Coração (Lavapés), Júlio Verne (Vila Vicentina II), Bairro Cabral, Esther Politi (Fazenda da Barra I), José Roberto Sampaio (São Caetano), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Clotilde de Souza Ferreira (Fazenda da Barra III), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Visconde de Mauá, Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Jorge Miguel Jayme (Toyota), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria) e Lídia Pires de Magalhães (Morada da Felicidade). Cada escola recebe um servidor multimídia, oito micros computadores, 17 terminais e uma impressora. Com estes equipamentos, serão implantados laboratórios de informática. Para isso, o poder público Municipal irá fornecer todo o mobiliário necessário e os professores de informática. - Em algumas escolas que já possuem laboratórios de informática, os equipamentos antigos, sem condições de uso, serão substituídos por novos e em outras cujos os equipamentos estão em perfeitas condições será implantado mais um laboratório - contou a gerente. Segundo a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, na Zona Rural, três escolas foram contempladas pelo ProInfo: Adelaide Lopes Salgado (Capelinha), Chico Mendes (acampamento Terra Livre) e João Rodrigues (Vila da Fumaça). Cada uma recebe cinco computadores, uma impressora e mobiliário. Ela explicou ainda que, no ano passado, quatro outras escolas rurais já haviam sido beneficiadas pelo programa e já estão com os laboratórios em funcionamento. Estas unidades são as seguintes: Rio Preto, Francisco Tavares Resende (Sertãozinho), Hetelvina Carneiro (Vargem Grande) e Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari). Estas instituições estão aguardando a instalação da internet, que deverá ocorrer em breve. PRIORIDADE – A inclusão digital dos alunos das escolas municipal de Resende tem sido uma das prioridades da administração do prefeito José Rechuan (DEM) desde o ano passado. Uma das primeiras medidas adotadas neste sentido foi a ação que o atual governo impetrou na Justiça em 2009 reivindicando a devolução dos computadores que tinham sido retirados das escolas no final do ano anterior (2008) pela empresa Investiplan Computadores e Sistemas, que locara os equipamentos às unidades de ensino. O pedido foi acatado pelo Poder Judiciário e as máquinas foram devolvidas ao Município. Na ação, Rechuan alegou que, de acordo com o contrato assinado entre a gestão anterior da Prefeitura e a empresa, os computadores passariam a pertencer ao patrimônio da administração municipal após um ano de vigência do acordo. Como o contrato foi assinado em 2005, a IIª Vara Cível da Comarca de Resende julgou procedente o pedido da atual administração.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO