26/08/2011

Escola para alunos com deficiência auditiva será inaugurada neste sábado

Prefeitura investiu mais de R$ 350 mil na reforma da "Rompendo o Silêncio"

Escola para alunos com deficiência auditiva será inaugurada neste sábado

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Encerrando a programação da Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência, o prefeito José Rechuan (DEM) e a secretária de Educação do Município, professora Soraia Balieiro, inauguram neste sábado, dia 27, às 10 horas, as obras de reforma da Escola Municipal Bilíngüe Rompendo o Silêncio (foto) e do CEDEAR (Centro de Atendimento Auditivo de Resende), que, através de uma equipe multidisciplinar, vai oferecer exame de audiometria. Na mesma cerimônia, acontece a formatura do Curso de Libras. As solenidades contarão com a presença de secretários municipais, vereadores, profissionais da área de educação, pais e alunos.

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, a escola foi totalmente reformulada e foram criados espaços para ampliação dos atendimentos. O projeto foi elaborado dentro dos novos padrões de obras para escolas municipais, com reestruturação da fachada e do interior, num modelo padronizado e moderno. A coordenação deste projeto cabe à Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura. A obra teve início em março deste ano e foram investidos mais de R$ 350 mil em recursos próprios da Prefeitura.

- Estamos percorrendo um importante passo na área de educação especial, com investimentos em estrutura que valorizam os profissionais, os alunos, os pais e toda a comunidade que está envolvida neste trabalho - afirma a secretária

Entre os serviços realizados estão a cobertura da quadra, criação de novas salas de aula, biblioteca, sala de informática, salas para atender a UTF (Unidade de Terapia Fonoaudiológica), salas de direção, secretaria, orientação pedagógica e educacional, cozinha (dispensa), refeitório, além de banheiros masculinos e femininos.

Segundo a diretora da Escola Rompendo o Silêncio, Maria do Carmo Rezende Alves, atualmente são atendidas 34 pessoas com deficiência auditiva profunda, desde a educação infantil até o nono ano do Ensino Fundamental. E mais seis alunos incluídos (deficiência leve), que recebem atendimentos especializados e freqüentam as escolas da rede pública e privada.

Entre os serviços prestados estão alfabetização em Libras e atividades de linguagem, aulas de educação física, natação e informática educativa. Fazem parte do quadro de profissionais da unidade fonoaudiólogos; psicólogo; orientadores pedagógicos; professores de educação física; de História e Geografia; Libras; Português; Matemática e Ciências. A escola funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 22 horas, na Rua Altamiro O’Reilley 756, no bairro Alvorada.

- Além da rotina da escola, prestamos ainda atendimentos aos bebês, através do trabalho que chamamos de estimulação precoce. Orientamos as famílias sobre a deficiência dos seus filhos e disponibilizamos gratuitamente aulas de Libras para toda a comunidade. O curso é realizado toda quarta-feira, às 19h15m, nas instalações da escola – informa a diretora.

Palavras chaves: MAIS UM INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO