Obras e Serviços Públicos

29/08/2019

ESCADÃO DA VICENTINA II É ENTREGUE TOTALMENTE REVITALIZADO NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 30

Inauguração será realizada às 18h30, na escadaria com nova rampa de acessibilidade para ciclistas, parquinho e iluminação de LED

Crédito: Gleisiane Carvalho

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, entregará as obras de revitalização do “Escadão” de acesso ao bairro Vicentina II, nesta sexta-feira, dia 30. A inauguração, mais um importante marco do programa “Revitaliza Resende”, será realizada às 18h30, na escadaria que interliga as Ruas Prefeito Clodomiro Maia e Benedito Lacerda de Almeida. O espaço foi totalmente repaginado, com uma nova rampa de acessibilidade para facilitar a passagem de ciclistas, parque infantil, iluminação de LED e a escada restaurada.

As obras do “Escadão da Vicentina II” começaram no dia 17 de junho e terminaram esta semana. O local, bastante utilizado como travessia rápida pelos moradores, estava sendo degradado pelo despejo de entulhos e lixo. A nova estrutura oferece um trajeto seguro para a população, além de lazer para as crianças e comodidade aos adeptos do ciclismo.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio, destacou que as melhorias foram desenvolvidas com o objetivo de resgatar o espaço público para o bem-estar de todos, garantindo o direito de ir e vir em segurança, além dos novos atrativos.

— A escada é um atalho de percurso muito usado pelos moradores da região, mas, infelizmente, estava virando depósito de lixo e entulhos. O descarte incorreto inviabilizava que os moradores passassem pelo caminho de forma segura, além de denegrir a imagem do ambiente. Com recursos próprios, conseguimos devolver dignidade e acessibilidade às pessoas que residem naquela área. A população clamava por uma escadaria apropriada para a passagem de rotina. Todo o processo de recuperação englobou assentamento de meio-fio, novas calçadas, instalação de parquinho, construção de canaleta no entorno do espaço infantil para o escoamento adequado das águas das chuvas, rampa para facilitar a circulação de ciclistas, reparos na escada para trajeto seguro dos pedestres com corrimão revitalizado, pavimentação dos arredores e colocação de mesa e bancos, entre outros detalhes. A reforma era necessária! A iluminação de LED ainda deixou o ambiente mais claro e atrativo para frequentadores de todas as idades. As crianças vão poder se divertir nos brinquedos instalados. Aos poucos, vamos melhorando cada cantinho da nossa cidade, levando qualidade de vida a todos – explicou.

Outro fator que contribuirá para mais comodidade à população é o novo ponto de ônibus, que foi projetado no topo da escada. O secretário salientou sobre outros avanços que beneficiaram a comunidade. “Nos últimos tempos, o bairro também recebeu a instalação das lâmpadas de LED, o serviço dos mutirões de retirada de entulho, operação ‘Tapa Buraco’, reforma do Posto de Policiamento Comunitário (PPC) do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Vicentina/Santo Amaro”, acrescentou.

Palavras chaves: Escadão, Vicentina II, Revitalização, Revitaliza Resende