20/01/2025
EQUIPE DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES DE RESENDE PASSA POR CAPACITAÇÃO NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI
Profissionais fizeram o aperfeiçoamento do manuseio das armadilhas ovitrampas, que ajudam a combater o Dengue e outras arboviroses em destaque
Crédito: Divulgação PMR
Resende segue ativa no combate à Dengue. Profissionais do Centro de Controle de Zoonoses do município passaram por uma capacitação que vai auxiliar nas ações de combate ao mosquito transmissor da doença. A capacitação, que já passou por duas etapas, foi realizada na própria sede do CCZ, entre segunda e quarta-feira, dia 15.
Ao todo, quatro técnicos do Governo do Estado vieram até Resende para transmitir conhecimento relacionado às armadilhas ovitrampas, que são ferramentas de pesquisa, que auxiliam nas ações de revisão e qualidade do trabalho feito pelos municípios na prevenção e combate à dengue. Sete profissionais do CCZ foram capacitados para dominar ainda mais o manuseio da ferramenta.
As armadilhas são instaladas nas residências e um serviço de mapeamento é realizado para monitorar a incidência do Aedes Aegypti. Os resultados do monitoramento são repassados ao Governo do Estado, que monitora a dengue no RJ. Com os novos conhecimentos replicados na capacitação, o município vai dominar ainda mais a ferramenta e buscar reduzir uma grande concentração do mosquito.
- É um método muito importante que gera um mapa de calor para direcionar as equipes para o controle nas áreas com presença do Aedes aegypti. É uma forma implantada pelo município, no qual a gente vai ter que seguir essa recomendação do Governo do Estado. Então, a gente está aperfeiçoando, e já nas próximas semanas vamos começar a instalar essa armadilha nas residências - explicou Daniele Barreto, superintendemte de vigilância em Saúde de Resende.
Palavras chaves: Dengue Combate Aedes Aegypti