Assistência Social e Direitos Humanos

18/01/2012

Engenheiro Passos recebe posto avançado da Assistência Social

Da criança ao idoso, moradores são atendidos pelo novo serviço da Prefeitura no distrito

Engenheiro Passos recebe posto avançado da Assistência Social

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

Para facilitar o acesso dos moradores de Engenheiro Passos aos programas e atividades socioassistenciais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a Prefeitura implantou um posto avançado da pasta no distrito, que se localiza a 25 quilômetros da área urbana. A unidade já está funcionando na Avenida Boa Vista, próximo à Igreja de São Benedito. - A proposta da Prefeitura em implantar este posto avançado foi levar aos moradores de Engenheiro Passos os serviços oferecidos pelas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), pois antes as famílias residentes na comunidade precisavam se deslocar até a região central do município para terem acesso aos programas – explica a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura, Marly Ceccoline Cortona (foto), acrescentando que em Resende as unidades do CRAS funcionam nos bairros Lavapés, Itapuca, Toyota e Jardim Esperança. Segundo ela, ainda em 2009, os atendimentos passaram a ser feitos de forma preliminar junto à administração distrital de Engenheiro Passos. No final do ano passado, os serviços de assistência social foram ampliados através da instalação do posto avançado. Neste local, que conta com o trabalho de três funcionários, é oferecido ao cidadão acesso aos programas de vales alimentação e vale transporte; distribuição de cestas de hortifrutigranjeiros por meio do Programa ‘Sacola Cheia, Alegria na Mesa’; recadastramento de idosos que recebem vale transporte, inscrição e orientação de famílias no CadÚnico (Cadastro Único de Assistência Social) e inscrições em programas socioassistenciais federais, como, por exemplo, Bolsa Família e BPC (Benefício de Prestação Continuada). Através ainda do posto avançado, cerca de 20 idosos participam das atividades de Canto Coral, uma das ações desenvolvidas na área urbana de Resende pelas três unidades do CCI (Centro de Convivência do Idoso). Além disso, 30 jovens estão sendo beneficiados com o curso de assistente administrativo oferecido pela Prefeitura em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Outros projetos da Prefeitura desenvolvidos no distrito, via Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, são as ações culturais “Cinema, Pipoca e Guaraná”, oficina de dança e aulas de teatro. Por conta de todo este trabalho, professores de teatro, coral e dança atuam também em Engenheiro Passos.
Palavras chaves: CIDADANIA