23/11/2011

Trabalho da Prefeitura na área de segurança é reconhecido pela Câmara Municipal

Engenheiro Passos recebe encontro sobre prevenção contra drogas

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

O distrito de Engenheiro Passos será a terceira localidade do município a receber a palestra sobre o tema O Poder Público e a Questão das Drogas. Promovido pela Prefeitura, através da Superintendência Municipal de Ordem Pública, em parceria com o COMAD (Conselho de Políticas sobre Drogas do Município), o evento será realizado nesta sexta-feira, dia 25,  às 19 horas, na Escola Municipal Augusto de Carvalho. A entrada é franca.

A palestra será ministrada pelo juiz titular de Direito da 1ª Vara Criminal de Resende, Hindenburg Brasil, e pelo superintendente de Ordem Pública e presidente do COMAD, José Antônio dos Santos. (foto) Esta será a terceira palestra a respeito do tema no município. O evento, que já aconteceu nos bairros Cidade da Alegria e Paraíso, tem como objetivo chamar a atenção da população sobre os problemas que a questão das drogas vem causando na sociedade. Nas duas comunidades, a palestra teve a participação de aproximadamente 300 pessoas.

Como resultado prático destes encontros, o superintendente de Ordem Pública destaca que, por meio desta iniciativa, a Prefeitura amplia o conjunto de ações preventivas visando informar a população, especialmente os jovens e adolescentes, sobre a importância da prevenção contra as drogas, "que afeta a grande maioria das cidades brasileiras.

- A participação do juiz de direito nesta iniciativa mostra a preocupação do Poder Judiciário em estar ajudando a sociedade a vencer essa questão que vem acarretando em diversos transtornos para muitas famílias. As palestras nas comunidades também têm sido uma oportunidade para que a população conheça o trabalho da Prefeitura e da Justiça na luta contra as drogas. Entendemos que esta luta requer também muita ação educativa, motivo pelo qual estamos ampliando também nossas atividades neste sentido - disse José Antônio.

HOMENAGEM -  O superintendente municipal de Ordem Pública, José Antônio dos Santos, recebeu semana passada, da Câmara Municipal, uma Moção de Louvor pelo trabalho que vem desenvolvendo a frente da Superintendência. Aprovada por todos os vereadores, a indicação propondo a concessão da honraria é de autoria do vereador Timica (PMDB). O parlamentar destacou o trabalho eficiente e sério desenvolvido por José Antônio na área de segurança pública desde 1983, quando ele iniciou sua atividade como policial militar.

Exercendo o cargo de superintendente de Ordem Pública da Prefeitura de Resende desde janeiro de 2009, José Antônio vem coordenando diretamente todas as ações realizadas pela administração do prefeito José Rechuan (PP) no setor, entre elas o Plano Municipal de Ordem Pública; o Conselho Comunitário de Segurança; Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas; e o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da região do Médio Paraíba, o que colocou Resende em condições de firmar parcerias com o Governo Federal através do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania).

A implantação pela Prefeitura em novembro do ano passado do sistema de monitoramento por câmeras de vigilância representa um dos resultados principais do trabalho de José Antônio no órgão. Atualmente, 21 pontos de várias regiões da cidade são vigiadas pelas câmeras.

O trabalho integrado com as forças de segurança do Estado tem sido também uma das prioridades do superintendente de Ordem Pública da Prefeitura de Resende. Nesta quinta-feira, dia 24, por exemplo, ele participa de um encontro com moradores da região do Paraíso, durante o qual o comandante da Polícia Militar em Resende, tenente-coronel Rogério Figueiredo, vai explicar as mudanças implantadas recentemente pela corporação para reforçar o patrulhamento ostensivo. A reunião será realizada às 19 horas, no Parque Paraíso.

Palavras chaves: Ordem Pública