02/12/2014

Encontro sobre Educação Fiscal reúne profissionais da região

Mais de 1.400 alunos aprendem leitura de cupons fiscais, economia familiar, entre outros

Encontro sobre Educação Fiscal reúne profissionais da região

Crédito: Divulgação

Para fortalecer a proposta de educação financeira nas escolas municipais da região, a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Educação, promove nesta quarta-feira, dia 3, o I Encontro Intermunicipal de Educação Fiscal do Sul Fluminense. O evento acontece das 9 às 17 horas, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), na Rua Sarkis José Sarkis, 80, bairro Jardim Jalisco.

Participarão profissionais das Secretarias Municipais de Educação e de Fazenda de vários municípios, sendo que de Resende estarão presentes ainda representantes das Secretarias Municipais de Relações Comunitárias e Cidadania e de Assistência Social e Direitos Humanos.

O objetivo é que os participantes conheçam mais sobre o trabalho dos órgãos envolvidos no Programa Municipal de Educação Fiscal, uma parceria do Ministério da Fazenda, através da Escola de Administração Fazendária, Receita Federal, Secretaria de Estado de Fazenda e Controladoria Geral da União.

- Na região somente Resende desenvolve essa iniciativa nas unidades de ensino. Queremos que as demais cidades conheçam e façam suas adesões ao Programa. Além da educação financeira, a iniciativa contribui para a formação da cidadania - ressalta o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.

A abertura do Encontro será feita pela primeira dama do Município e médica cardiologista, Ana Paula Rechuan, que falará sobre "Cidadania". As palestras terão início às 10 horas, com a representante da Escola Fazendária do Estado do Rio de Janeiro, Joana Santos, que apresentará informações sobre "O Programa de Educação Fiscal".

Em seguida, Lidiênio Menezes, representante da Controladoria Geral da União (CGU), ministrará a palestra "Transparência e Lei de Acesso à Informação como instrumentos de prevenção da corrupção". Na parte da tarde, Jones Azevedo, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE), destacará como funciona o trabalho do órgão.

Em Resende, o Programa Municipal de Educação Fiscal foi instituído através da lei número 2.826, de 3 de maio de 2011. Ele é realizado nas Escolas Roberto Silveira (Paraíso), Abrahão Hermano Ribenboim, Algodão Doce e Colégio Getúlio Vargas (Cidade Alegria) e Hetelvina Carneiro (Vargem Grande), totalizando 1.497 alunos.

Entre as atividades está a leitura de cupons fiscais, com explicações sobre a validade dos comprovantes emitidos pelos estabelecimentos comerciais para o recolhimento de impostos; economia familiar, compras em estabelecimentos localizados nas redondezas das escolas para ensinar sobre planejamento da lista, valor dos produtos e troco; preservação do prédio público e desperdício.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO